Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Fim Da Guerra As Drogas

Em todo o mundo, os governos têm investido uma grande quantidade de recursos na restrição de quais substâncias as pessoas podem consumir. A criminalização e perseguição daqueles que fazem uma escolha pessoal para consumir substâncias controladas amontoaram miséria em tantos indivíduos, bem como em suas famílias e comunidades.

Nos Estados Unidos, as políticas introduzidas desde que Richard Nixon lançou a Guerra às Drogas, em 1971, resultaram em prisões superlotadas e, ao mesmo tempo, não afetam as taxas de consumo ou dependência de drogas. Isso é evidente pelo fato de que, de acordo com um artigo da Fundação Future of Freedom, o número de presos encarcerados por delitos de drogas não violentos nos EUA subiu de 41.000 em 1973 para 500.000 em 2013.

As detenções por delitos não-violentos de drogas nos EUA aumentaram cinco vezes desde os primeiros dias da Guerra às Drogas, de 300.000 em 1973 para 1,5 milhão em 2015. Apesar da ameaça de prisão por posse de drogas e sua aplicação por meio do DEA, com Em seu orçamento anual de US $ 3 bilhões, as taxas de dependência de drogas não diminuíram ao longo de quase meio século. Padrões semelhantes podem ser vistos em todo o mundo em qualquer país onde os governos adotem políticas autoritárias de drogas, focadas na proibição e criminalização, enquanto os países que optam por relaxar suas políticas de drogas permitem um ambiente significativamente mais seguro para os consumidores, sem nenhum aumento geral no uso de drogas.

As falhas da guerra às drogas

O resultado dessas políticas não é reduzir as taxas de dependência de drogas, mas servir apenas para apresentar riscos muito maiores para os consumidores, pois eles recorrem à compra de produtos inferiores potencialmente perigosos de fontes subterrâneas tipicamente inexplicáveis.

Isso pode ser visto na recente epidemia de fentanil, onde substâncias, que normalmente não trazem um alto risco de fatalidade, levaram a muitas mortes por serem atadas a uma droga fatal.

Outro efeito dessa perseguição é que, em vez de tolerar o que é, na maioria dos casos, uma atividade pacífica que afeta apenas o indivíduo envolvido, a necessidade de um mercado negro resulta inadvertidamente em aumento da violência por meio de várias quadrilhas e cartéis que competem pelo controle do lucrativo comércio clandestino.

Isso pode ser visto como uma reminiscência da prevalência do crime organizado durante a Era da Proibição nos EUA, quando gângsteres lutavam para controlar a venda de álcool.

Da mesma forma que os da Era da Proibição, os gângsteres atuais estariam na posição de ter mais a perder, se a Guerra às Drogas chegasse ao fim. Outro perdedor, se os EUA adotassem uma política de drogas menos autoritária, seria o complexo industrial carcerário, que prospera com a perseguição dos detidos por delitos não-violentos às drogas, principalmente posse.

O argumento de uma reforma baseada no histórico da liberalização das drogas

Muitos temores do governo em torno da descriminalização e legalização das drogas podem ser atenuados observando os exemplos de países que já liberalizaram sua legislação.

Por exemplo, nos anos desde que Portugal descriminalizou todas as drogas em 2001, o país registrou uma notável diminuição nas mortes por overdose, crimes relacionados a drogas, bem como nas taxas de infecção por HIV e hepatite.

Outros casos incluem o Uruguai, que foi nomeado país do ano pelo The Economist em 2013 por legalizar a produção, a venda e o consumo de maconha, apesar de muitos regulamentos permanecerem em vigor.

Mais recentemente, o Luxemburgo serve como um excelente exemplo de governo que enfrenta o fato de que a reforma urgente da política de drogas está atrasada. Em agosto de 2019, o ministro da Saúde do país declarou: “Essa política de drogas que tínhamos nos últimos 50 anos não funcionou”, exortando outras pessoas a “ter uma atitude mais aberta em relação às drogas”.

A maré global está se voltando para o aumento da descriminalização, principalmente para consumo pessoal. Nos últimos anos, o Canadá, juntamente com vários estados dos EUA, descriminalizou a maconha, e o México está atualmente trabalhando nos planos de descriminalizar todas as drogas.

Está ocorrendo uma mudança cultural, na qual uma quantidade cada vez maior de pessoas se opõe às medidas draconianas que foram aplicadas para regular as escolhas dos indivíduos em consumir drogas, especialmente aquelas sem consequências potencialmente fatais.

Por que acabar com a guerra às drogas é importante para o SFLB

No Students For Liberty, acreditamos na liberdade individual, na escolha do consumidor e na responsabilidade pessoal.

A perseguição de indivíduos, que não cometeram crime além de optar por consumir um produto considerado errado pelos legisladores, deve ser interrompida. As políticas proibicionistas imprudentes dos últimos 50 anos, em particular, causaram tantas dificuldades a milhões de pessoas em todo o mundo, sem oferecer soluções, exacerbando os problemas que envolvem o vício e o abuso de drogas, apresentando oportunidades para gangues violentas e levando os consumidores a risco maior.

Bilhões de dólares dos contribuintes foram desperdiçados em nome de uma guerra que não pode ser vencida, violando os direitos dos indivíduos de serem donos de seus próprios corpos. Pelas razões acima, nossos líderes estão empenhados em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para acabar com a guerra às drogas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DE FIM DA GUERRA AS DROGAS

ÚLTIMOS ARTIGOS DO BLOG

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific