Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Desenvolvimento Econômico

O desenvolvimento econômico é mais do que simplesmente crescimento econômico, mas também engloba uma melhoria geral na qualidade de vida. O crescimento econômico ocorre quando há um aumento no PIB, a medida do valor de todos os bens e serviços produzidos em um país durante um período. Sendo todas as outras coisas iguais, um PIB mais alto deve normalmente se traduzir em mais desenvolvimento econômico.

Claramente, os dois conceitos estão ligados, mas a correlação positiva entre eles não é obrigatória. Um aumento do PIB poderia, em teoria, ser representativo de uma grande fortuna acumulada por um pequeno número de indivíduos que não reinvestem. Portanto, para medir o desenvolvimento econômico, vários outros fatores menos tangíveis devem ser avaliados.

Como o desenvolvimento econômico é medido

Um aumento no desenvolvimento econômico é evidenciado pela melhoria do desempenho fiscal e econômico, mas isso deve ser acompanhado por uma melhoria nas condições sociais, como o padrão de vida e a liberdade em um país.

O desenvolvimento econômico é menos preciso para medir do que o crescimento econômico, pois os fatores incluídos nos cálculos podem ser mais difíceis de quantificar. É necessário avaliar questões de expectativa de vida, saúde, alfabetização, habitação e meio ambiente, entre outras.

Vários métodos foram desenvolvidos para permitir comparações de desenvolvimento econômico entre países, principalmente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), amplamente utilizado . Essa escala inclui evidências de crescimento econômico, usando o RNB per capita, que inclui a renda externa recebida além do PIB. Também considera fatores como expectativa de vida ao nascer, juntamente com a média e os anos esperados de escolaridade em cada país.

Assim, são possíveis comparações entre países e ao longo do tempo. No entanto, não é uma classificação totalmente abrangente, pois muitos fatores importantes não são quantificados e, também, o resultado pode mascarar variações significativas que podem existir entre as regiões de cada país.

Os países com as classificações mais altas do IDH, que podem ser considerados mais economicamente desenvolvidos, tendem a ser predominantemente os países mais livres, em termos de liberdades civis e individuais.

Fatores-chave na promoção do desenvolvimento econômico

Os direitos de propriedade são considerados um pilar fundamental essencial na construção de um forte desenvolvimento econômico. Segundo Hoskins e O’Driscoll, “a prosperidade e os direitos de propriedade estão indissociavelmente ligados”. Em seu ensaio sobre o assunto, eles elaboram afirmando que agora é geralmente aceito por economistas e formuladores de políticas que a importância de direitos de propriedade fortemente protegidos e inequívocos é de suma importância.

Exemplos que demonstram claramente esse princípio incluem a Finlândia e a Estônia. Ambos os países compartilham geografia e origens culturais semelhantes, mas, enquanto a Finlândia desfrutava de relativa liberdade durante a Guerra Fria, a Estônia estava sujeita ao domínio comunista.

Isso resultou em uma enorme lacuna no desenvolvimento econômico entre os dois países, e isso só começou a fechar quando a Estônia recuperou sua independência em 1991. Hoje, a Estônia é conhecida como um dos principais líderes da Europa no espaço tecnológico e tornou-se um obstáculo. terreno para alguns dos mais quentes de hoje start-up empresas.

Evidências de um efeito semelhante podem ser extraídas do caso da Alemanha Oriental e Ocidental, com a Alemanha Oriental sendo notavelmente menos desenvolvida do que seu vizinho ocidental no momento da reunificação, com essa diferença gradualmente começando a diminuir.

Uma maneira prática de promover a proteção dos direitos de propriedade é garantir a aplicação dos princípios do livre comércio. O livre comércio aumenta as oportunidades empresariais, que promovem a criação de novos produtos, serviços e tecnologia, o que, por sua vez, possibilita o desenvolvimento de novos mercados, criando novas riquezas.

Os empreendedores de sucesso representam outro fator-chave na contribuição para o desenvolvimento econômico. Capitalizando oportunidades e recorrendo a recursos inexplorados, eles são capazes de gerar novas riquezas em muitos setores, fornecendo bens e serviços valiosos.

Fatores que inibem o desenvolvimento econômico

Evidentemente, a falha em proteger adequadamente os direitos de propriedade reduzirá o incentivo para os empreendedores investirem e florescerem e, consequentemente, inibirá severamente qualquer potencial de desenvolvimento econômico. Da mesma forma, as intervenções governamentais que restringem o livre comércio também produzirão uma redução no desenvolvimento econômico.

A má gestão governamental da economia ou o financiamento ineficiente da saúde e da educação desempenham um papel significativo no impedimento do crescimento e desenvolvimento econômico. A corrupção, tanto no governo como na sociedade em geral, pode ter um efeito prejudicial nas taxas de crescimento, mas sem dúvida menor que a aplicação rigorosa de regulamentos restritivos.

Outros fatores inibidores podem incluir a ameaça de guerra, gastos militares desproporcionais, localização geográfica, falta de recursos naturais, poluição severa, falta de acesso à água potável, questões religiosas e legados históricos.

Por que o desenvolvimento econômico é importante para o SFLB

No Students For Liberty, acreditamos que a promoção do desenvolvimento econômico é um elemento crucial em qualquer esforço para criar um mundo mais livre. Um mundo mais livre, por sua vez, promove o desenvolvimento econômico. Esse ciclo de autoperpetuação resulta em uma sociedade cada vez mais próspera, na qual os indivíduos se beneficiam de um padrão de vida confortável, acompanhado por maiores liberdades pessoais e civis.

ÚLTIMOS ARTIGOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

ÚLTIMOS ARTIGOS DO BLOG

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific