Test
Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.
To get started, please select your region on the map.

Desenvolvimento Econômico

Desenvolvimento Tecnológico e Liberdade: como estão relacionados?

By

Não é surpresa para ninguém que a tecnologia da informação está mais presente do que nunca na vida das pessoas. De acordo com o Instituto Gartner, até o momento é possível que haja mais de 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo.

Isso equivale a 2,2 trilhões de terabytes de novos dados criados por dia. 

O que seriam esses dados?

Podem ser definidos como qualquer tipo de arquivo compartilhado por usuários comuns, tais como fotos, vídeos, documentos, ou também sistema de nuvens embarcados, entre outros.

Contudo, toda a informação que recebemos através da comunicação é o que mais se destaca. A internet é um mar aberto para quem procura informação, e esse é o meio que mais garante a nossa liberdade.

Agora, de que forma isso acontece? 

A medida em que as pessoas passaram a ter maior acesso à tecnologia, essas ferramentas se tornaram indispensáveis na casa de toda família.

De acordo com a 30o Pesquisa Anual de Administração e Tecnologia da Informação, realizada pela Fundação Getúlio Vargas em 2019, o país até então já possui mais de 420 milhões de aparelhos digitais ativos, principalmente o smartphone. 

Liberdade para escolher

A partir do momento em que você, como usuário, tem total liberdade para escolher o tipo de informação que precisa, esse é o livre arbítrio que a internet garante a você.

Além disso, ela te oferece pleno espaço para expor suas próprias opiniões sem intermediador, o que dá maior credibilidade para a informação.

O Brasil é um perfeito exemplo de como essa estrutura modernizou o poder da opinião pública ao longo dos anos. 

É evidente que os meios de comunicação tradicionais, como canais de TV abertos, se tornaram obsoletos.

E aplicativos de mensagens instantâneas, como Whatsapp e Telegram, tomaram seus lugares como principais meios de comunicação, e a divergência de informações geradas, ajudaram as pessoas a obterem maior senso crítico.

Desde então, isso foi essencial para que notícias não pudessem mais ser manipuladas, a medida em que as pessoas comuns passaram a investigar e compartilhar as notícias verdadeiras. 

O acesso a informação

Porém não é fácil, estar disposto a enxergar a realidade demanda muito tempo e esforço, pois a liberdade de informação pode ser um problema para muitos que dependem da dela para sobreviver.

Ou seja, a internet e o acesso à informação se tornaram uma arma poderosa para muitos, pois sem o controle, não há domínio.

É importante que as pessoas aprendam a impor seus direitos, pois esse é um exercício que fará parte de suas vidas por um longo tempo.

Write for Us

Our Writers

X