Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Tecnologia e Mercado Financeiro, como essa ligação pode se tornar poderosa?

Publicado em

Tecnologia e Mercado Financeiro, como essa ligação pode se tornar poderosa?

Afinal de contas, para a grande maioria das pessoas, Inteligência Artificial não significa nada além de um computador que age por conta própria, certo?  

Em artigo publicado e traduzido pela Moneytimes, o CEO do Softbank, Masayoshi Son, afirmou que tem focado no crescimento da companhia por meio da tecnologia em Inteligência Artificial. E ele não é o único.

Bancos digitais

Nos próximos anos, será muito comum as pessoas usarem o smartphone para a realização de todos os serviços financeiros, tudo na palma da mão. Ou seja, a tendência natural é que cédulas de dinheiro, e até mesmo cartões de crédito, se tornem obsoletos. Essa inovação abre margem para o desenvolvimento de novas tecnologias e negócios, como bancos digitais.

Dentre suas vantagens, a redução de custos e automação de processos, como pagamento de contas e atendimento ao cliente, são os destaques.

Porém, como essa transformação afeta diretamente a vida de seus usuários? Para a grande maioria, o uso desses serviços não só já são como se tornarão hábitos comuns. Dessa forma, serão as instituições financeiras que sofrerão um impacto maior.

Aqui no Brasil, a Warren, Gestora de fundos de investimento, viu seu patrimônio crescer rapidamente nos últimos 3 anos.

Caio Nascimento, em artigo publicado no site Seudinheiro, afirma que a corretora anunciou aporte de R$ 120 milhões para investir na tecnologia de suas plataformas digitais. 

Processo de aprendizagem

Com tudo isso, é possível prever que todos esses incentivos ajudarão o país a mergulhar em um novo processo de aprendizagem e experiência, onde novos empregos serão criados e o conhecimento acerca de tecnologia da informação, linguagem de programação, banco de dados, análise de algoritmos, entre outros, serão cada vez mais valorizados. 

Essa evolução traz uma nova perspectiva sobre o Brasil, de que a tecnologia é um recurso em ascensão.

Graças ao empenho de profissionais da iniciativa privada e apoio de uma política tributária menos restritiva, surgirão mais inovações que irão contribuir com a melhora na condição de vida das pessoas.  


Autor: Luiz Gustavo da Silva Vieira, natural de Penedo, Alagoas. Graduando em Ciência da Computação pela UFS. Como coordenador do SFL, atua no grupo ECL, focado em compartilhar os mais variados conteúdos sobre o mercado financeiro para jovens profissionais.

Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões.

POSTOS RELACIONADOS

POSTOS DE TENDÊNCIA

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific