Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Fundador do SFLB é eleito para a Assembleia Legislativa do RS

Publicado em

 

O Students for Liberty Brasil (SFLB) atua há cerca de oito anos e sua existência provavelmente não seria possível sem o trabalho árduo e a iniciativa de Fabio Ostermann.

Há uma década, o Brasil não tinha um movimento de liberdade forte ou coordenado. Presos nas garras de um governo corrupto e intervencionista, os jovens do país estavam desiludidos com a política e sem clareza sobre onde deveriam concentrar seus esforços de ativismo. Nos últimos anos, jovens brasileiros mobilizaram centenas de milhares de pessoas para protestar contra políticas corruptas e intervencionistas. O movimento da liberdade brasileiro tornou-se um farol de esperança para todos os que se preocupam com a liberdade em várias partes do mundo.

Hoje, há uma dezena de jovens políticos pró-liberdade no Parlamento Estadual e no Congresso Nacional. Um desses políticos é Fabio Ostermann, co-fundador da SFLB e fundador da LIVRES, uma organização que apóia políticos liberais no Brasil.

Não tinhamos um forte movimento de liberdade de 5 a 7 anos atrás“, diz Fábio, “e a força do movimento está diretamente ligada ao crescimento do SFLB. É fácil perder de vista o que está acontecendo no país se você está se concentrando em seu próprio estado. O SFLB atuou como uma forte rede de apoio aos brasileiros em todo o país”.

Fabio foi apresentado ao SFL há dez anos, enquanto estudava na Cato University, onde conheceu o co-fundador do SFL, Alexander McCobin. Fascinado pela ideia de apoiar estudantes dedicados à liberdade e convencido da necessidade de lutar pela liberdade em seu país, Fabio teve a ideia de criar uma filial da SFL no Brasil. Em 2009, enquanto estudava para o mestrado na Universidade de Georgetown, Fabio se envolveu mais com o movimento pela liberdade global e, juntamente com alguns amigos, lançou com sucesso um capítulo da SFL em sua região em 2010.

Criamos eventos, manuais, participamos de protestos, vendemos camisetas, mas tivemos apenas um impacto regional“, mas isso não o fez desistir dessa ideia. Enquanto trabalhava no instituto brasileiro de pesquisa Instituto Ordem Livre, Fabio teve a oportunidade de conhecer outros líderes jovens e motivados dedicados à liberdade que o ajudaram a expandir o  SFL de um projeto regional para um nacional.

“Quando estávamos desenvolvendo a organização, ajudamos mostrar aos outros líderes que eles não estavam sozinhos. Eu sempre falaria sobre como os jovens deveriam se envolver e inspirar as pessoas a participar da luta, era importante falar sobre o valor de ter uma rede. ”

Embora ele tenha sido um ativista da liberdade desde os tempos de escola, Fabio não planejava se envolver em política. Então contruiu sua carreira como cientista político e professor de direito. Mais tarde, ele fundou a LIVRES porque achava que precisava haver mais visibilidade e representação das ideias de liberdade no debate público. O LIVRES tornou-se um movimento apartidário, uma coalizão política a favor da liberdade que teve nove vitórias nas eleições de outubro de 2018, incluindo o próprio Fábio.

Sobre como sua experiência com o SFLB o ajudou a mobilizar pessoas para a liberdade, diz Fabio, “eu tive experiência trabalhando com uma rede em um país tão grande e eu sabia que tipo de obstáculos esperar. Por causa do SFL, consegui alavancar a rede de pessoas que entendiam que precisávamos obter mais representação para a liberdade”.

Como membro eleito da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Fabio lidera pelo exemplo. Ele prometeu reduzir os gastos do governo começando pela redução do tamanho de sua equipe, e continua a inspirar a geração de líderes do Students For Liberty Brasil a seguirem seus passos.

Fabio continua envolvido com o SFLB e esteve no recente LibertyCon Brasil para discutir os diferentes caminhos para a liberdade. Para Fabio, “o SFLB foi uma referência sobre o que pode ser feito para engajar e disseminar as ideias de liberdade. É por isso que fundei a organização no Brasil, para os jovens libertários brasileiros terem um caminho no qual possam seguir ”.

 

 

POSTOS RELACIONADOS

POSTOS DE TENDÊNCIA

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific