Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Como escrever um Artigo Acadêmico sem ser Chato

Publicado em

As dicas da economista Deidre McCloskey podem te ajudar nessa tarefa.

Em seu livro Economical Writing, ela oferece valiosos princípios para a escrita de artigos acadêmicos. Separamos alguns dos seus conselhos, veja a seguir:

Sempre pergunte “e daí?”

Não assuma que algo é importante só porque você acha que é. Seja muito claro ao estabelecer por que seu tópico é importante e por que seu leitor deve se importar.

Evite clichês

“A reafirmação do conhecido aborrece os leitores; excesso de elaboração aborrece os leitores; introdução e resumo excessivos aborrecem os leitores.”.

Identifique quem é o público alvo do seu artigo e não gaste palavras explicando aquilo que eles já sabem.

Seja simples

“A clareza é uma questão social, não algo a ser decidido unilateralmente pelo escritor. Se eles acham que algo que você escreve não é claro, não é. Escrita ruim não é lida.”

Os artigos técnicos não precisam ser excessivamente complexos, esteja atento aos feedbacks. Se você ouve com frequência que sua escrita não é clara, é hora de melhorar.

Sempre pergunte “como você sabe?”

Esclareça a teoria que você está examinando, as hipóteses testáveis ​​que eles admitem, os tipos de evidência que você tem à sua disposição e como você deve testar melhor as hipóteses que você criou.

“A fluência pode ser alcançada através do hábito”

Ou, nas palavras do Prêmio Nobel de 1986 James Buchanan, “mantenha sua bunda na cadeira”. Escreva, mesmo quando você não quiser escrever.

Crie um hábito, e não algo que você faz quando a inspiração surge.

Essa compilação das dicas de McCloskey foi baseada nos artigos de Art Carden e Emily Vilain.


Este artigo não necessariamente representa a opinião do Students For Liberty Brasil (SFLB). O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, envie um email para [email protected] ou [email protected].

POSTOS RELACIONADOS

POSTOS DE TENDÊNCIA

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific