Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Atacar a liberdade de imprensa é ser contra a democracia

Publicado em

“Entidades não oficiais sabem que veicular uma história ou espalhar qualquer ponto de vista que encoraje a infidelidade é passível de punição. […] Pelo fato de o Império controlar os meios de comunicação, nós podemos transformar qualquer notícia em prol do Imperador”. 

O trecho acima faz parte do livro “Manual do Império”, um guia para entender como funcionava o Império Galáctico, instituído pelo Chanceler Palpatine, (Dath Sidious, melhor dizendo), após a Ordem 66, no universo de Star Wars, consagrando o regime totalitário na saga.

Apesar de ficção no universo de Star Wars, o controle da comunicação é uma dos primeiros atos de governos com caráter autoritário ou totalitário.

A imprensa e a crise

Na atual crise que enfrentamos, falar de imprensa livre, controle pelo governo e violência contra jornalistas é fundamental.

Controlar o que é veiculado é uma forma eficaz de omitir da população a corrupção e atos antipopulares de um governo. No Brasil, a liberdade de imprensa é consagrada no Art. 5º de nossa Constituição, informação que o presidente Jair Bolsonaro parece desconhecer.

Desde o momento em que assumiu o mandato, Bolsonaro tem feito ataques constantes com o objetivo de descredibilizar o trabalho da imprensa. 

Além de uma atitude antidemocrática, os ataques do presidente colocam a vida dos profissionais em risco. O último relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), mostrou que só nos primeiros quatro meses do ano foram registradas 179 agressões contra jornalistas e a maior parte delas partiu do próprio Bolsonaro.

No último domingo, 04 de maio, em pleno Dia da Liberdade de Imprensa, os apoiadores do presidente agrediram fisicamente os jornalistas que faziam a cobertura do ato em frente ao Planalto. Um reflexo da narrativa do atual governo em descredibilizar a imprensa brasileira.

Leia também:

    O papel da imprensa

    O papel da imprensa é prestar um serviço essencial aos brasileiros: a informação.

    O trabalho dos veículos de comunicação é apontar não apenas ações favoráveis, mas principalmente aquelas que um governo pretende colocar debaixo de seu tapete.

    Foi assim com os escândalos do governo Collor, com o “mensalão” do governo Lula, no impeachment de Dilma Roussef e, agora, quando Bolsonaro tenta desarticular a autonomia da Polícia Federal ou quando afirma que pandemia do novo Coronavírus é apenas uma “gripezinha”.

    Em Star Wars, Palpatine controlava as informações do Império, colocando sob o domínio do Estado, todos os veículos de comunicação.

    Ter uma imprensa livre é essencial

    No Brasil, ainda temos uma imprensa livre, vários veículos, emissoras e profissionais que podem exercer sua profissão.

    Isso é essencial para garantir o funcionamento da democracia, caso contrário, teríamos um atropelo contra a Constituição e contra a República.


    Igor Pereira é estudante de Direito e Coordenador do SFLB em Belém do Pará.

    Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, envie um email para [email protected] ou [email protected]

    POSTOS RELACIONADOS

    POSTOS DE TENDÊNCIA

    Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

    To get started, please select your region on the map.

    Asia Pasific