Test
Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.
To get started, please select your region on the map.

Liberdade De Expressão

A lógica como um instrumento argumentativo

By

A lógica-essencialmente na filosofia- é um importante mecanismo que ajuda o indivíduo a organizar de uma maneira mais eficaz as suas ideias e argumentos, com o objetivo de tornando-los coerentes. O que por sinal, é um meio de evitar que tenhamos conclusões inadequadas sobre qualquer assunto. 

A importância da lógica

A sua importância se dá pelo motivo de que nós comumente estamos discutindo sobre assuntos que são comuns a nós, por esse motivo, é fundamental saber formular um argumento que seja plausível para um dado momento, não apenas com o objetivo de refutar o que outra pessoa argumentou, mas para ter condição de entrar no livre debate de ideias entre outros indivíduos- seja de forma escrita ou oral. 

Já que tocamos no assunto refutação, é preciso ter ciência de que para conseguir fazer isso, é necessário primeiramente estar atento ao que o outro disse ou escreveu e após uma análise do que a outra pessoa expressou em seus argumentos, que você poderá estar preparado para usar o argumento de outrem contra ele mesmo. 

Lembrando que no âmbito da lógica existe como condição principal, ter uma boa noção da definição de verdade, validade e correção. Pelo fato de que podem existir argumentos que são válidos para aquela ocasião, porém suas premissas – informações essenciais que servem de base para o raciocínio – são falsas, assim como podem existir argumentos inválidos, mas que suas premissas são verdadeiras. Já a correção é utilizada para que se verifique se o argumento que foi elaborado é valido e verdadeiro antes mesmo de utilizar ele.

Além de ter noção dessas três coisas, eu entendo que- de acordo com o que pude aprender com a filósofa Ayn Rand- esses três elementos devem ter como alicerce a realidade. Semelhantemente, vemos isso na chamada lógica material, onde o raciocínio é feito de acordo com a realidade dos fatos e o produto final disso é uma ótima argumentação. 

Conclusão

Dito isso, lembremos sempre o quão é importante aprender lógica e de como fazer bom uso dela em nossos debates argumentativos entre os outros indivíduos, seja justificando os nossos pontos de vista ou refutando o que alguém expressou. Outro fator, é saber sobre o assunto que está em debate, se no momento você não souber, é melhor  “ficar na plateia” e assim apenas aprender.

Write for Us

Our Writers

X