Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Livre Migração

Ao longo da história humana, sempre houve evidências de pessoas migrando de um lugar para outro em busca de novas oportunidades e uma vida melhor. Em tempos mais recentes, as populações foram capazes de viajar mais distâncias e em números significativamente maiores.

Esse aumento da mobilidade traz muitas vantagens importantes, mas também pode levar a uma reação anti-imigração daqueles que se sentem em desvantagem ou ameaçados como resultado da livre circulação de pessoas. As restrições resultantes impostas à imigração indiscutivelmente causam a perda da economia global em escala astronômica.

Benefícios da imigração

A imigração pode impulsionar a economia local, ajudar a preencher a escassez de habilidades existentes e é uma fonte de investimento estrangeiro. O economista, Bryan Caplan, sugere que a economia global poderá crescer entre 50 e 150%, se não houver restrições ao movimento da força de trabalho em todo o mundo. Esses trilhões de dólares representam um enorme aumento potencial no padrão de vida global.

Moralmente, é repreensível impedir que indivíduos pacíficos tenham a oportunidade de melhorar suas vidas, puramente com base em seu país de nascimento. Efetivamente, isso prende certas pessoas em locais onde elas não serão capazes de escapar da pobreza e atingir todo o seu potencial.

Detratores da imigração tendem a imaginar que o aumento da migração traz consigo uma carga fiscal insuportável, quando, na realidade, essa narrativa é totalmente imprecisa. As estatísticas para os Estados Unidos (Blau e Mackie, 2016) mostram que o valor atual líquido médio (VPL) para imigrantes é realmente positivo e superior ao dos cidadãos nativos. Isso é verdade, mesmo para a maioria dos trabalhadores não qualificados, o que significa que a imigração resulta em um benefício líquido para a economia.

Pelo contrário, algumas pessoas argumentam que o benefício de uma economia deve resultar na dizimação da outra. No entanto, não é benéfico para ninguém que os governos impeçam as pessoas de deixarem sua terra natal quando houver mais oportunidades de serem produtivas e prosperarem em outros lugares.

Muitos trabalhadores migrantes contribuem significativamente para a economia de seus países de origem, enviando dinheiro para casa para sustentar suas famílias. Além disso, uma relativa escassez de trabalhadores em determinados locais pode resultar posteriormente em mais oportunidades e salários mais altos para aqueles que decidem permanecer.

Uma economia mais global, onde os indivíduos são livres para escolher onde morar e trabalhar, oferece benefícios significativos para produtores e consumidores.

Além dos argumentos econômicos e morais sobre os méritos do livre movimento, também há muito a ser ganho em termos de maior diversidade cultural. Apesar das preocupações de muitos críticos sobre o impacto cultural da imigração, é claro que a conseqüência geral da interação e integração de pessoas de diferentes culturas trouxe muitos benefícios e enriquecimento cultural. Muitas das cidades mais famosas do mundo seriam mudadas além do reconhecimento sem seu elemento internacional.

Com fronteiras abertas durante seu primeiro século de existência, os Estados Unidos podem ser vistos como um excelente exemplo do que é possível quando indivíduos de todo o mundo têm a oportunidade de perseguir suas ambições no lugar de sua escolha. Restrições à imigração da maneira que conhecemos hoje foram introduzidas apenas gradualmente como resultado do crescente sentimento xenófobo contra os europeus do sul e do leste na década de 1920, embora já houvesse políticas discriminatórias especificamente contra imigrantes chineses desde a década de 1870.

A imigração moldou o mundo moderno e resultou em maior produtividade, prosperidade e liberdade individual.

Potencial de reforma
Hoje, quase todos os países têm alguma forma de controle sobre quem pode viver sob sua jurisdição. Geralmente, existe um forte viés a favor de aceitar apenas imigrantes altamente qualificados, o que pode ser visto no caso dos sistemas baseados em pontos implementados por países como Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Como alternativa, os governos exigirão que um imigrante em potencial já tenha encontrado emprego no país antes da chegada, normalmente em uma posição em que exista uma escassez local de habilidades.

No entanto, dados os significativos ganhos econômicos a serem obtidos quando os governos permitem que os indivíduos vivam e trabalhem no local de sua escolha, independentemente de sua formação educacional ou profissional, o controle estatal sobre quais indivíduos devem ser considerados ‘dignos’ de entrar em um país, pode ser visto como problemático.

Assim como as questões morais que cercam as restrições à livre circulação, faria sentido economicamente considerar a reforma de certos aspectos do controle estatal sobre a imigração, particularmente em vista das estatísticas do Valor Presente Líquido mencionadas acima.

Por que a reforma da imigração é importante para o SFLB
No Students For Liberty, acreditamos nos valores da liberdade individual e da liberdade de escolha. Isso inclui a liberdade de cada pessoa escolher onde deseja morar e trabalhar, a fim de perseguir suas próprias ambições individuais. O local de nascimento de alguém não deve dar origem a restrições arbitrárias à sua capacidade de buscar as melhores oportunidades possíveis para si.

ÚLTIMOS ARTIGOS DE LIVRE MIGRAÇÃO

Latest BLOG Posts

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific