Test
Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.
To get started, please select your region on the map.

Brazil Blog

LibertyLab: o programa de desenvolvimento de projetos pró-liberdade do SFLB

By

Você tem interesse em criar algo que impacte a vida de milhares de pessoas? Desenvolver um projeto inovador que espalhe a liberdade? Neste artigo você irá entender o que é e como surgiu o LibertyLab: o programa de desenvolvimento de projetos pró-liberdade do SFLB.

Em 1999, o economista e liberal Milton Friedman afirmou que a “internet será uma das forças fundamentais na redução do papel do governo na sociedade”.

Friedman era conhecido por seu pragmatismo. Mais do que ideias, deveríamos desenvolver políticas públicas e alternativas ao estado, desta forma, naturalmente, teríamos mais liberdade.

21 anos depois é difícil dizer que o economista americano estivesse errado. Soluções como o Uber, Airbnb, e Bitcoin demonstram ser capazes de elucidar antigos problemas e disruptar antigas práticas estatais. Ao fornecer uma solução prática e segura para o transporte individual, o Uber foi capaz de derrubar a chamada “máfia dos alvarás de táxi”, e permitir que milhões de motoristas e usuários utilizassem o serviço.

Mas como garantir que a próxima geração de líderes da liberdade continuará sendo disruptiva? 

Foi com este propósito que em 2020 foi lançado o LibertyLab, o programa do SFLB (Students For Liberty Brasil) para criação, desenvolvimento, maturação e execução de projetos pró-liberdade.

Como os projetos do LibertyLab do SFLB funcionam?

Cada turma do LibertyLab terá dois anos de duração, com o primeiro ano dedicado ao aprimoramento do projeto pró-liberdade inscrito, e o segundo no acompanhamento da sua execução. Os projetos dos líderes do SFLB podem ser realizados individualmente ou em grupo a partir de uma das três temáticas escolhidas: 

  1. Promover as ideias de liberdade;
  2. Educar, desenvolver e empoderar líderes da liberdade;
  3. Gerar impacto social sob a ótica liberal.

Os projetos podem envolver soluções de gestão, financeiros, logística, produtividade e serem resolvidos através do desenvolvimento de sistemas e até novos modelos de negócio.

Os participantes do LibertyLab receberão sessões de mentoria para estruturar os seus projetos pró-liberdade. As melhores ideias serão selecionadas para participar da fase presencial, que contará com a “Competição de Inovação” e o “Treinamento Nacional de Lideranças”.

Durante a Competição de Inovação, ao longo de um final de semana, os selecionados terão a oportunidade de refinar suas ideias e preparar-se para o pitch de 5 minutos valendo o investimento semente de R$7.500,00 para execução do projeto.

E os representantes dos projetos escolhidos participarão do Treinamento Nacional de Lideranças (TNL), momento em que poderão aperfeiçoar suas estratégias, receberão ferramentas para melhor executar suas tarefas – e assumirão o compromisso em contrato de executar o projeto planejado, participar das sessões de acompanhamento e permanecer no SFLB por ao menos um ano a partir da data do evento. 

Durante todo o ano seguinte, os projetos participantes do LibertyLab serão acompanhados pelo SFLB, garantindo que os líderes participantes estarão preparados para enfrentar os desafios e tomar as iniciativas corretas no mercado de trabalho. 

Quem pode criar um projeto pró-liberdade no LibertyLab do SFLB?

O Programa de Desenvolvimentos de Projeto do SFLB, o LibertyLab é aberto aos líderes do Students For Liberty Brasil inscritos no Programa de Coordenadores. 

Se você tem entre 18 e 30 anos e ama a liberdade alheia, você pode se tornar um líder do SFLB. No momento, as inscrições estão fechadas, todavia, você pode se cadastrar na nossa lista de espera e ser informado quando houverem vagas abertas, basta clicar aqui

Não posso ser um líder do SFLB. Existe outro meio de ajudar?

Sim! O Students For Liberty Brasil (SFLB) é uma organização privada sem fins lucrativos que tem como missão formar a próxima geração de líderes da liberdade.

Nós não recebemos dinheiro de governos, partidos, sindicatos, ou companhias que têm a maior parte da sua renda auferida com  contratos governamentais. O SFLB tem orgulho de ser sustentado apenas por doações privadas feitas de forma pacífica e voluntária.

Ao apoiar nossos programas e projetos pró-liberdade, você passará a defender um futuro mais livre para o Brasil.

Oferecendo a centenas de jovens a oportunidade de cultivar habilidades essenciais para sua vida profissional e pessoal, e ao mesmo tempo, defender e divulgar as ideias da liberdade.

Quer saber mais sobre como ajudar? Clique aqui.

Write for Us

Our Writers

X