Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

#June12Protest – Movimento pela Liberdade & Democracia na Nigéria

Publicado em

#June12Protest - movimento pela liberdade e democracia na Nigéria

Estudantes chamam para participar do protesto nacional #June12Protest para exigir liberdade e democracia na Nigéria.

4 de Junho de 2021: ABUJA, NIGÉRIA

Na noite de sexta-feira, 4 de junho de 2021, o governo da Nigéria proibiu o acesso ao Twitter em todo o país. Foi relatado que no dia 2 de junho, o Twitter excluiu o tweet do presidente Buhari, onde ele ameaçava violência contra um grupo étnico chamado Igbo, por violar as regras da comunidade da plataforma.

À luz desses eventos, várias organizações de direitos civis e movimentos estudantis convocaram protestos em todo o país em 12 de junho, uma data especial no processo de restauração da democracia na Nigéria. Nesta data, em 1993, foram realizadas as primeiras eleições presidenciais na Nigéria desde o golpe militar de 1983.

Os resultados que significaram a vitória do empresário e político MKO Abiola foram anulados pelos militares, levando o país a uma onda de protestos de seis anos e mais de cem mortes de manifestantes e ativistas dos direitos civis.

“12 de junho é uma data significativa para os nigerianos, pois marca o dia em que a Nigéria teve suas eleições mais livres e justas. É a ‘celebração’ da verdadeira democracia que nunca tivemos ”, disse Olumayowa Okediran, Diretor de Programas do Students for Liberty na Nigéria.

O Students For Liberty na Nigéria planeja se engajar ativamente no #June12Protest, pedindo a reversão da proibição governamental do Twitter, a libertação de todos os ativistas detidos e justiça para as vítimas #EndSARS.

Mídias sociais e #EndSARS

A mídia social tem desempenhado um papel fundamental em ajudar os nigerianos a responsabilizar seu governo. Em outubro passado, muitas organizações de direitos civis e ativistas, incluindo membros do Students for Liberty na Nigéria, usaram a plataforma do Twitter para mobilizar os protestos #EndSARS, que resultaram na dissolução do Special Anti-Robbery Squad (SARS). Foi relatado que pelo menos 56 pessoas foram mortas durante os protestos #EndSARS em outubro de 2020.

“Embora a unidade SARS tenha sido dissolvida, não vimos o fim da violência e do comportamento abusivo por parte dos encarregados da aplicação da lei. Neste momento, temos mais uma oportunidade de causar um impacto no país” – disse Okediran, que havia sido ameaçado de morte por policiais na semana passada no bairro de Ajah em Lekki, Nigéria.

Apoio do Students For Liberty

A comunidade Students For Liberty está comprometida em criar um ambiente onde a violência, o abuso e o uso ilegal da força contra qualquer indivíduo sejam restringidos. Junte-se ao Students for Liberty em nosso apelo para levar liberdade e democracia à Nigéria, espalhando a conscientização sobre o movimento #June12Protest.

“Os nigerianos mudaram para VPNs e estão convocando um protesto por meio da hashtag #June12Protest no Twitter. Temos uma vantagem aqui. É nossa oportunidade de restaurar a Nigéria democrática”, conclui Okediran.

Membros credenciados da mídia podem marcar entrevistas com Olumayowa Okediran entrando em contato com a gerente de relações públicas do Students For Liberty, Julia Kril, em [email protected] ou pelo telefone +39 331 146 98 36.

POSTOS RELACIONADOS

POSTOS DE TENDÊNCIA

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific