Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Economia Socialista

Socialismo e comunismo são usados ​​para descrever as escolas de pensamento de esquerda que são fundamentalmente opostas ao livre mercado e, em vez disso, defendem o controle governamental da economia. Os defensores argumentam que esse tipo de sistema promove uma sociedade mais equitativa, na qual os trabalhadores produzem de acordo com suas habilidades e recebem remuneração de acordo com suas necessidades.

História da economia socialista

Tais ideologias se desenvolveram durante o século XIX, em resposta à desigualdade contemporânea de riqueza que se tornara problemática. O rápido crescimento econômico e industrial permitiu que certas pessoas ficassem muito ricas, enquanto outras caíram na pobreza extrema.

As políticas econômicas socialistas foram implementadas por muitos governos em todo o mundo ao longo do século passado, com uma variedade de conseqüências desastrosas, resultando em todos os casos.

Em vista dessas falhas econômicas socialistas, muitos dos defensores socialistas de hoje estão ansiosos para distanciar sua ideologia e como ela seria implementada a partir das deficiências muito óbvias evidenciadas ao longo da história. No entanto, é difícil argumentar com uma taxa de falha de 100%!

Hoje, a maioria dos países tem uma economia mista, o que é um ato de equilíbrio. Uma economia mista pode consistir em uma economia predominantemente capitalista, que também possui graus variados de política socialista, por exemplo, os EUA e a maior parte da Europa.

Os mercados são relativamente livres, mas a interferência do estado pode aumentar com a proteção do cliente, bem-estar e uma rede de segurança social em vigor. As empresas privadas são favorecidas em relação às empresas estatais, embora às vezes existam monopólios estatais contratados, por exemplo, prisões. Uma economia mista também poderia consistir em uma economia predominantemente ou anteriormente socialista, que possui alguns elementos de livre mercado por meio da privatização, como visto na Rússia e na China.

Fundamentos da economia socialista

Produção para uso, e não para lucro, forma o princípio básico da economia socialista. A propriedade pública ou coletiva de todos os meios de produção, como fábricas e fábricas, segue adiante. Em outras palavras, o governo é dono de tudo e decide tudo, enquanto os cidadãos confiam no estado para todas as suas necessidades, de emprego, moradia e alimentação a cuidados de saúde.

Esse modelo de sociedade pode ser chamado de utópico, pois, na realidade, esse sistema redistributivo altamente regulamentado resulta na produção de superávits e escassez, sem criar uma distribuição equitativa da riqueza. Em todos os casos, a implementação da economia socialista levou à corrupção política generalizada e, muitas vezes, até perseguição, coerção e brutalidade.

Os críticos da economia socialista destacaram duas grandes áreas problemáticas que contribuem para o fracasso das políticas. Em primeiro lugar, não existe meio de incentivar as pessoas a realizar um trabalho impopular. Poucos trabalhadores se voluntariam para esvaziar caixas ou desbloquear sistemas de esgoto sem receber um salário adequado em comparação com profissões mais agradáveis. Por que trabalhar?

Em segundo lugar, o economista Ludwig von Mises levantou a questão do cálculo. Ele ressaltou que os planejadores socialistas dominantes não teriam meios confiáveis ​​de contabilidade, uma vez que não tinham preços reais de mercado. Seria impossível para eles organizar a produção com eficiência, o que explica por que, na realidade, a economia socialista leva à subprodução e superprodução.

Mesmo as perguntas sobre o que produzir, onde produzi-lo, quais materiais usar e como estruturar a produção receberão respostas aleatórias quando não houver mercado ou concorrência livre.

Os defensores do socialismo tentaram inventar soluções para combater esses argumentos problemáticos. No entanto, na prática, há evidências esmagadoras fortemente empilhadas contra eles.

Falhas nas políticas econômicas socialistas

Todo país que experimenta um sistema econômico socialista enfrentará inevitavelmente uma série de desafios graves, que acabam resultando em uma escolha entre dificuldades sustentadas, algum nível de liberalização econômica ou um colapso total do regime. Mesmo em alguns casos, onde as economias socialistas podem apresentar algum grau de resultado econômico positivo em seus estágios iniciais, muitos exemplos na história provam que isso não é de forma alguma sustentável.

Acadêmicos e políticos de todo o mundo que são simpáticos à ideologia serão rápidos em elogiar qualquer sucesso inicial de um regime socialista. No entanto, eles serão igualmente rápidos em distanciar-se e sua versão do socialismo desses regimes quando as rachaduras começarem inevitavelmente a aparecer.

De fato, é prática comum que os defensores modernos da economia socialista neguem qualquer idéia de que sua ideologia tenha sido implementada, com os regimes socialistas totalitários de Mao ou Stalin demitidos como “socialismo não real”.

Nos últimos tempos, a Venezuela sob Chávez foi alvo de muitos elogios de políticos socialistas e comentaristas de todo o mundo. O crescimento econômico do país foi, portanto, reivindicado como uma história de sucesso para a economia socialista.

No entanto, agora é aparente que essa recuperação inicial foi completamente insustentável, como pode ser demonstrado pelo agravamento da crise econômica e política em que o país se encontra desde 2013.

O resultado das políticas implementadas na China, sob Mao Zedong, como parte do ‘Grande Salto Adiante’, fornece um exemplo particularmente trágico das falhas da economia socialista. Durante esse período, de 1958 a 1962, estima-se que 45 milhões de pessoas tenham morrido como resultado da fome provocada pelas políticas de Mao. Da mesma forma, as políticas da União Soviética, sob Stalin na década de 1930, resultaram na morte de muitos milhões.

Por que expor as falhas da economia socialista é importante para o SFLB

No Students For Liberty, acreditamos na importância e na urgência de expor o histórico sombrio das políticas econômicas socialistas ou comunistas. Até agora, após inúmeras tentativas de implementação em vários países do mundo, as políticas econômicas socialistas falharam consistentemente em fornecer algo semelhante à utopia prometida. Em vez disso, os regimes socialistas são conhecidos pela repressão, dificuldades econômicas e perda de liberdades que infligem às suas populações.

Qualquer ideologia que produza consistentemente tais níveis de fracasso e miséria certamente deve ser totalmente desacreditada. No entanto, enquanto a idéia de uma utopia socialista permanecer relevante no discurso político moderno, será necessário continuar destacando suas falhas anteriores, a fim de impedir que erros do passado se repitam indefinidamente.

ÚLTIMOS ARTIGOS DE ECONOMIA SOCIALISTA

ÚLTIMOS ARTIGOS DO BLOG

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific