Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Acordos de Livre Mercado

Indivíduos em todo o mundo devem poder negociar livremente entre si, sem restrições do governo, como tarifas e protecionismo. Ao longo da história, fica claro que tarifas e restrições ao comércio internacional impedem o crescimento econômico.

A globalização e o livre comércio aumentados desde a época do Iluminismo resultaram em mais de 200 anos de crescimento econômico global sustentado. Nesse mesmo período, também houve um aumento fenomenal nos padrões de vida, principalmente em locais onde o livre comércio e o livre mercado foram mais prevalentes.

Vantagens do livre comércio

O livre comércio liderou o crescente desenvolvimento econômico em todo o mundo e continua a fazê-lo. Maior liberdade leva a uma maior prosperidade, como pode ser visto nos países anteriormente comunistas do antigo Bloco Oriental, depois que começaram a negociar com o mundo em geral.

A vantagem comparativa resultante do livre comércio beneficia todos os envolvidos, principalmente a longo prazo. Onde existem acordos comerciais, a produção pode ser realizada em áreas onde isso pode ser feito ao preço mais competitivo, o que se traduz em um custo menor para o produto final, o que significa maior poder de compra para os consumidores.

Em termos de desenvolvimento econômico global, a liberalização do comércio promove ativamente a venda de bens de produtores nos países em desenvolvimento, proporcionando assim um impulso econômico à economia dos países anteriormente menos desenvolvidos. Além de ser benéfico para os consumidores em todo o mundo, isso subsequentemente terá um impacto positivo significativo na qualidade de vida e no poder de compra desses países.

Os mercados em desenvolvimento aumentam o potencial para as empresas negociarem dos países já mais prósperos, oferecendo novas oportunidades e promovendo o crescimento econômico de todos os envolvidos. O aumento do livre comércio também ajuda a promover a paz, uma vez que é menos provável que os países iniciem disputas com importantes parceiros comerciais.

O livre comércio promove uma concorrência saudável e ocorrem economias de escala quando a produção está concentrada na área mais eficiente. Essa competição fornece incentivos para que a produção de cada país se torne mais especializada.

Embora isso possa ter algumas conseqüências negativas iniciais para os trabalhadores de certas indústrias, há uma oportunidade de reciclagem para empregos mais sustentáveis ​​em indústrias que possam ser mais competitivas no mercado global.

As matérias-primas excedentes também são utilizadas de maneira mais eficaz por meio de acordos de livre comércio. Alguns países têm mais recursos específicos do que poderiam consumir internamente.

Por exemplo, as enormes reservas de petróleo do Catar seriam de pouca utilidade se não pudessem ser exportadas, enquanto o Japão, por outro lado, tem poucos recursos naturais e não poderia sobreviver facilmente sem importações. O mesmo pode ser dito para qualquer país que exporte ou importe uma quantidade significativa de alimentos.

O livre comércio promove a eficiência, pois somente as empresas com um produto econômico e de qualidade sobreviverão. Quando as tarifas estão em vigor, esse incentivo é bastante reduzido.

Consequências da interferência do governo

A interferência do governo no livre comércio pode resultar em conseqüências desastrosas, pelas quais as pessoas em todo o mundo acabam piorando devido à perda de um potencial crescimento econômico global. Isso pode ser visto nas recentes guerras comerciais entre os Estados Unidos e a China, causando dificuldades indevidas aos produtores e consumidores nos dois países, além de retardar o crescimento das duas economias.

Além das conseqüências econômicas negativas, as guerras comerciais podem aumentar as tensões entre as nações e até criar condições para conflitos físicos.

Em termos de déficits comerciais, não há motivo para preocupação quando um país importa mais bens do que exporta de outro. Em The Wealth of Nations, Adam Smith argumenta contra a intervenção do governo para resolver os déficits comerciais. Isso ocorre porque a idéia do comércio que beneficia uma parte em detrimento da outra é fundamentalmente falha. Qualquer quantidade de transações voluntárias beneficiará ambas as partes, pelo menos até certo ponto. Em termos de comércio, o ganho de uma nação não é a perda de outra nação.

Onde o protecionismo domina a política do governo, são desperdiçadas oportunidades de crescimento, aumento do poder de compra e aumento dos padrões de vida.

Ameaças ao livre comércio

A recente onda de retórica e políticas nacionalistas e protecionistas em grande parte do mundo representa uma grande ameaça.

Outros desafios enfrentados pelo livre comércio são questões como disputas diplomáticas ou territoriais. Por exemplo, as recentes tensões entre a Coréia do Sul e o Japão, inicialmente decorrentes de desacordos sobre a conduta do Japão durante a Segunda Guerra Mundial, mostraram-se problemáticas para certas indústrias. O impacto econômico negativo dessas tensões já é aparente.

É de vital importância que os argumentos contra o livre comércio sejam combatidos. Por exemplo, no caso de preocupações envolvendo questões de qualidade e segurança, padrões rigorosos de qualidade da indústria são cruciais.

A legislação de proteção ao consumidor nem sempre é eficaz, uma vez que vários produtos e serviços defeituosos causaram perdas, ferimentos e até morte. Pode-se argumentar que os governos que implementam essas políticas podem realmente criar uma falsa sensação de segurança, desincentivando a avaliação dos produtos pelos consumidores. Mais intervenção do governo não fará nada para resolver esses problemas.

Por que o livre comércio é importante para o SFLB

No Students For Liberty, acreditamos que a livre troca de bens e serviços é um aspecto vital da liberdade e deve ser protegida. É uma consideração filosófica fundamental que quaisquer negociações comerciais entre duas partes que consentem não devam ser impedidas ou interferidas de forma alguma.

ÚLTIMOS ARTIGOS DE ACORDOS DE LIVRE MERCADO

ÚLTIMOS ARTIGOS DO BLOG

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific