Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Redes Sociais

A rede social é onipresente na sociedade moderna, oferecendo às pessoas uma variedade de opções para a conexão social.

Como uma tecnologia relativamente nova, as mídias sociais começaram a se popularizar em meados dos anos 2000, após o lançamento de plataformas pioneiras como o Myspace. O setor se desenvolveu ainda mais à medida que o domínio mudou para plataformas como Facebook, Twitter e YouTube.

As pessoas almejam a liberdade de independência e mobilidade e, ao mesmo tempo, desejam permanecer socialmente conectadas. A mídia social satisfaz esse desejo, fornecendo a liberdade de se conectar e se envolver com outros usuários, ao mesmo tempo em que consegue disseminar opiniões em domínio público em praticamente qualquer lugar e a qualquer momento.

A rede social ajudou a promover os muitos benefícios da globalização e fornece uma plataforma para publicidade. O Facebook é usado por uma média de 1,62 bilhão de usuários ativos todos os dias, a partir de setembro de 2019. Isso representa um potencial sensacional de alcance para empresas e indivíduos.

Importância das redes sociais

As redes sociais agora se tornaram a principal fonte de comunicação, notícias e informações para muitas pessoas. Muitas vezes, os indivíduos compartilham suas opiniões e se envolvem em discussões centradas nos assuntos atuais, o que contribui para aumentar as oportunidades de envolvimento no discurso civil. Esse debate leva à criação de um mercado virtual aberto de idéias, um aspecto importante de qualquer sociedade livre.

Plataformas privadas para mídias sociais servem como linha de frente na batalha de idéias. A opinião pública geralmente pode ser avaliada a partir da análise de respostas e comentários sobre as atividades das redes sociais.

Indivíduos nos países mais pobres também podem se beneficiar de seu crescente acesso à Internet, em particular as mídias sociais. Esse aumento da disponibilidade de informações permite acesso sem precedentes à cultura global e oportunidades de aprendizado.

As possibilidades de publicidade também são aparentemente ilimitadas. Ele permite que empresas privadas direcionem indivíduos selecionados com conteúdo mais relevante, embora isso levante certas questões éticas sobre privacidade. A mídia social revolucionou a publicidade, permitindo que muitas empresas invadissem mercados globais que, de outra forma, permaneceriam inacessíveis.

No entanto, essa capacidade de anunciar e influenciar em escala global suscitou crescente preocupação com a ocorrência de publicidade fraudulenta e desinformação.

Ameaças às redes sociais

A indignação em torno dos postos considerados expressos por opiniões inaceitáveis ​​pode, infelizmente, alimentar uma cultura de censura. Além disso, impor restrições ao conteúdo representa uma ameaça perigosa à liberdade de expressão, especialmente dada a importância das mídias sociais na sociedade atual.

As plataformas não devem ter nenhuma responsabilidade legal imposta a eles para policiar anúncios ou conteúdos postados em seus sites por usuários individuais, mas, sem dúvida, ainda têm uma responsabilidade moral de manter as diretrizes e os termos de uso. Isso permite ao mercado ditar o que considera aceitável e, portanto, atribui mais responsabilidade ao indivíduo, quem pode escolher o que comprar, como responder e até qual plataforma usar ou evitar.

Claramente, devem ser tomadas medidas onde haja incitação à violência, crimes de ódio ou assédio a indivíduos. No entanto, seria raro que tal ação necessitasse envolver o governo de qualquer forma.

Apesar do enorme significado das plataformas de mídia social, elas não são de utilidade pública e não devem ser tratadas como tal. Portanto, é inadequado esperar que o governo intervenha em sua administração, como se fossem serviços públicos. Pode surgir confusão com essa distinção devido à freqüente intrusão do governo em relação à atividade antiterror, exigindo o compartilhamento de informações e o acesso aos dados.

Por que a política de rede social é importante para o SFLB

No Students For Liberty, acreditamos na importância de manter as plataformas de mídia social independentes e livres de interferências do governo. No entanto, seria preferível promover a ideia de a mídia social ser um ambiente de discussão aberta, onde todas as opiniões possam ser debatidas, por mais controverso que seja. Isso só pode acontecer mediante a aceitação da responsabilidade individual.

ÚLTIMOS ARTIGOS DE REDES SOCIAIS

ÚLTIMOS ARTIGOS DO BLOG

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific