Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

O que é um Fundo de Investimento: conheça sua estrutura e seus 4 pilares essenciais

Publicado em

Fundos de Investimento: afinal, o que são?

De acordo com dados da Anbima, mais de 60 Gestoras de Fundos de Investimentos foram criadas em 2020. 

Nos últimos anos, muitas pessoas se depararam com as várias oportunidades de investimentos que foram criadas, sendo elas vistas através de anúncios, redes sociais e até como recomendações em lojas de aplicativos.

Crescimento no número de investidores

Ainda nesse ano, a partir de dados publicados pela Economatica, o número de investidores de fundos de investimentos teve um crescimento de 13,8% até setembro. Essa expansão possui vários motivos, principalmente relacionados a diminuição da Taxa Selic, baixo rendimento da poupança e anseios dos jovens cada vez mais engajados com a tecnologia e a praticidade dos serviços financeiros que ela proporciona. 

Ao que antes era bastante normal, deixar seu dinheiro “estagnado” na poupança, como única forma de rendimento plausível. Hoje a mesma é intolerável aos mais familiarizados com as novas formas de gerar rendimento de patrimônio, entre elas, Ações, Tesouro Direto e os Fundos de Investimento.

“A base de tudo é a mudança do patamar da taxa de juros, seguida pelo fenômeno da evolução da indústria de fundos e a nova forma pela qual o cliente é abordado, com a evolução da tecnologia.”

José Eduardo Laloni, vice-presidente responsável pelas pautas de mercado de capitais da Anbima. 

Mais importante do que conhecer as opções de Renda Fixa e Variável, é entender os mecanismos por trás dessas modalidades de investimento. Neste artigo, daremos atenção aos Fundo de Investimento. 

Fundos de Investimento e sua Estrutura

Fundos de investimentos, em sua definição, representam um conjunto de ativos selecionados pela gestora com o intuito de alcançar uma meta, a depender da estratégia, dando total poder de escolha ao investidor decidir se aquele fundo possui como objetivo o mesmo que o dele, dessa forma, o cotista decide se vale a  pena alocar seu patrimônio naquele fundo ou não. 

4 pilares dos Fundos de Investimento

Existem quatro pilares essenciais, que atuam com autonomia, porém que dependem umas das outras para funcionarem:

1. Gestor

O gestor, gestora de fundos, recursos ou assets, são as empresas responsáveis por captar recursos oriundos dos investidores e alocá-los em um Fundo.

Cada gestora tem a sua própria estratégia de seleção desses ativos, como já foi comentado. Essas informações são publicadas no regulamento do fundo. 

2. Administrador

Responsável pelo funcionamento do fundo. Além de representar o fundo, ele controla todos os outros “operadores”, decide a contratação dos responsáveis pela gestora, e cuida das atividades administrativas e de segurança.

O administrador é sempre citado no regulamento do fundo. 

3. Auditor Independente

Além de realizar a contabilidade da empresa, o auditor gerencia o fluxo de caixa, assegura e valida as informações financeiras  e patrimoniais do fundo.

É imprescindível que sua atuação seja independente, justamente por analisar as contas e operações do fundo. 

4. Distribuidor

Como o próprio nome diz, é o responsável por distribuir aos investidores a opção de investir no fundo.

Também conhecidas corretoras de valores, intermediam o processo de compra e venda de ativos da Bolsa de Valores, assim como o acesso a alocação de patrimônio no fundo. Como exemplo, temos a Easyinvest, XP Inc., Órama, entre outras.

Conclusão

Concluindo, o investidor tem total liberdade para escolher como fazer render seu patrimônio. Com o mercado em crescente expansão, diversas e variadas opções surgem, restando a cada um definir por conta própria qual escolher. Por isso, ler, pesquisar e compreender o mundo do mercado financeiro é algo bastante importante nesse processo. 

Uma ótima dica é começar a conhecer os diversos profissionais que trabalham gerindo esses fundos através das redes sociais. Afinal de contas, eles são pessoas iguais a nós, com um objetivo claro: ajudar seus clientes a enriquecerem ainda mais.


Autor: Luiz Gustavo da Silva Vieira, natural de Penedo, Alagoas. Graduando em Ciência da Computação pela UFS. Como coordenador do SFL, atua no grupo ECL, focado em compartilhar os mais variados conteúdos sobre o mercado financeiro para jovens profissionais. Twitter: https://twitter.com/luizgdsvieira / Instagram: http://instagram.com/gustavoocna

Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões.

POSTOS RELACIONADOS

POSTOS DE TENDÊNCIA

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific