Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Você Pode Salvar Quatro Vidas Ainda Hoje

Publicado em

[et_pb_section][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]

O inverno é o período do ano em que as pessoas já tendem a doar menos, o que originou a campanha anual do Junho Vermelho, pouco conhecida pela população. Este ano, graças à crise do coronavírus, a situação está ainda pior. Os bancos de sangue no Brasil inteiro registraram quedas nos níveis de doação — no Rio de Janeiro, por exemplo, o volume de bolsas teve uma queda de 80% —, entretanto pouco se fala dessa questão urgente. A demanda por transfusões continua existindo, ainda que as doações estejam escassas. Nós precisamos agir agora.Vídeo explicativo da campanha

Com base nisso, o Grupo Alan Turing de Estudos (GATE) está promovendo a campanha Mais Sangue, Mais Vidas.

O GATE é um grupo voltado à pauta LGBT dentro do movimento liberal. No mês passado, foi organizado um debate sobre a recente decisão do Supremo Tribunal Federal de permitir a doação de sangue por homossexuais, para o qual o presidente do grupo, meu amigo Guilherme Chéquer tentou convidar um infectologista da USP, e não obteve resposta. Isso o levou a pensar como poderia, enquanto estudante, colaborar para que seja dada a relevância necessária à doação de sangue. Foi daí que nasceu o projeto, que está contando também com colaboração minha, do Jhone Carrinho, e do Luis Paes.

Todas as informações que apresentarei acerca da campanha você pode encontrar em mais detalhe clicando aqui. Também recebemos, até agora, a cobertura do Estado de Minas e do Estadão. O que quero aqui é dar um panorama da campanha: quero fazer a minha parte em aumentar a visibilidade da iniciativa.

Como funciona?

A doação de sangue é um procedimento que dura cerca de 40 minutos, e o sangue doado pode ajudar até quatro pessoas. Para doar, o procedimento é simples: ligue para o hemocentro mais próximo de sua casa e agende a doação. Caso você preencha os requisitos (continue lendo para saber mais sobre eles), será feita a coleta.

E onde a campanha entra nisso? Para incentivar potenciais doadores, nós estabelecemos parcerias que entregarão brindes àqueles que participarem. Basta tirar uma foto no momento da doação, pedir ao hemocentro o comprovante de que você esteve lá, e submeter ambos neste formulário.

Quem são os parceiros?

Por ora, temos dois parceiros oferecendo premiações, e o doador poderá escolher entre ambos qual brinde prefere. São eles:

  • ProEnem: a ProEnem está oferecendo 100 bolsas integrais em seu curso online preparatório para o Enem. Ao 101º doador em diante, será oferecido um desconto de 50% na assinatura;
  • Multilaser: já a Multilaser oferece um cupom de 20% de desconto em sua loja online aos participantes da campanha.

Além deles, estamos contando com apoio na divulgação do Expresso Libertário, do Ideias Radicais, do Voluntários Arco-Íris, e do Esporte Clube Bahia.

E, é claro, a campanha não seria possível sem o apoio do Students For Liberty Brasil (SFLB) — a maior organização estudantil pró-liberdade do mundo, à qual o GATE é filiado. Eu, Guilherme, Jhone, e Luis somos coordenadores dentro do SFLB, que tem dado todo o suporte possível não só à campanha como também ao grupo.

Como doar com segurança?

Em tempos de Coronavírus, é evidente que certas precauções precisam ser tomadas para garantir a segurança do doador.

Instruções completas estão disponíveis neste PDF, mas, em suma, você deve agendar um horário no hemocentro e comparecer utilizando máscara, e tomar as precauções usuais no combate à Covid-19, como lavagem das mãos e uso de álcool em gel.

Além disso, é preciso garantir a qualidade do sangue que será doado, então você deverá dizer a verdade durante o processo de triagem que será feito no hemocentro.

Caso, por qualquer motivo, você seja impedido de doar sangue, você ainda pode participar da campanha. Tire uma foto sua na ocasião do comparecimento ao hemocentro e entre em contato conosco para explicar sua situação.

Vale ressaltar também que a campanha premia àqueles que incentivarem seus conhecidos a doarem — eu mesma não tenho o peso mínimo para doar, e estou na luta para convencer meus amigos e familiares a fazê-lo.

Como posso ajudar?

Antes de tudo: doando e convidando seus conhecidos a doarem. Se, porém, você representar ou conhecer uma empresa ou instituição que estaria disposta a firmar uma parceria — seja em divulgação ou em oferta de brindes —, você pode entrar em contato conosco pelo email [email protected]. Basta ter simpatia pela causa e vontade de ajudar 🙂


Obrigada por ler este texto! Por favor, faça sua parte na divulgação da campanha e na doação. Aqui no Medium você pode deixar seus aplausos (de 1 a 50) para aumentar o alcance desse artigo. Qualquer dúvida, vocês podem contar comigo nas redes sociais ou pelo email [email protected].


Este artigo não necessariamente representa a opinião do Students For Liberty Brasil (SFLB). O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, envie um email para [email protected] ou [email protected].

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

POSTOS RELACIONADOS

POSTOS DE TENDÊNCIA

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific