Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Um guia liberal para as festas de fim de ano

Publicado em

As férias estão se aproximando, e agora que o burburinho da Black Friday na internet vai ser substituído pelo disparate da “Guerra no Natal”, é melhor estar preparado para voltar a entrar na sociedade não-libertária. Aqui estão 5 dicas para a temporada de férias:

1. Devolva

Realmente não importa quais são as políticas de alguém se eles estarão com frio ou com fome nesta época festiva. Estamos estereotipados como um bando de pessoas ricas e gananciosas por uma razão – a maioria de nós tem os meios para colocar algumas roupas e latas em uma grande sacola e levá-las para o brechó local ou sopão comunitário.

Mesmo que você ache que as pessoas que dirigem as instituições de caridade são um bando de esquerdistas sujos, eles estão fazendo com que as pessoas em sua comunidade tenham as suas necessidades atendidas durante os feriados. 

Se você realmente não quer se juntar a esquerdistas, ou você ainda tem energia no final deste semestre, organize sua própria doação de roupas ou brinquedos.

2. Dê a si mesmo também

Ser um ativista às vezes é tipo uma porcaria, e estar longe de um ambiente universitário ou longe do trabalho é o momento perfeito para se distanciar de toda a babaquice do mundo. Confira o guia de Elizabeth Tate para cuidar de si mesmo e tome algumas notas.

Ficar do lado de fora, no frio, para protestar é admirável, realmente, mas você não é uma pessoa horrível, se, ao invés disso, você usar esse tempo para ficar deitado na sua cama. Leia um romance. Ou talvez você queira ler sobre as religiões do mundo e seus feriados, isso é legal também. Assista o que há de pior na alimentação. Saia um pouco da dieta.

3. Saiba que você não está indo para converter a mesa de jantar

É uma queixa comum entre os estudantes universitários que seus familiares costumam ter alguns pontos de vista políticos retrógrados. 364 dias no ano não são de Natal, e seus parentes são, provavelmente, mais interessado no que você está fazendo com a sua vida do que por que você acha que eles são um bando de intolerantes desconectados da realidade. 

Mantenha-se firme se alguém deixar o próprio caminho para atacar sua política, mas lembre-se que os feriados não são, realmente, a melhor época para converter. Mas se existirem libertários na festa de Natal, provavelmente eles irão adorar alguns presentes. Sempre há muito tempo para relaxar, depois você fala sobre a liberdade com a sua família.

4. Reencontre velhos amigos

Os seus amigos do colégio são provavelmente tão aborrecidos e frustrados com os feriados quanto você é. Volte para os seus velhos fantasmas e tire sarro da nova safra de crianças do ensino médio. Eu sei que eu disse apenas que as férias não são a melhor época para converter, mas se a conversa vai dessa forma, você ganhará pontos se conseguir deixá-los interessados na liberdade.

5. Faça seus próprios presentes

Esta é uma sugestão feita pelo membro da diretoria norte-americana, Nicole Lough. Como ela disse, “se você tem cola e tesoura, você tem o mundo.”

Odeia os subsídios corporativos? Se você não tiver ido para a temporada de compras no shopping durante a Black Friday, procure alguns tutoriais no YouTube, encabece um mercado ou loja de artesanato local, e coloque alguns cartões customizados de feriados, jóias, roupas ou qualquer outra coisa que sua imaginação (ou Pinterest) lhe dá. 

Deixe seus amigos e família saberem que você está pensando neles desta forma relativamente barata que não contribui para o corporativismo.


Juliana Perciavalle foi Coordenadora Local do Students For Liberty.  

Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. 

POSTOS RELACIONADOS

POSTOS DE TENDÊNCIA

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific