Por Ivanildo Terceiro | 01/03/2020
Se você está na universidade, as chances de você conhecer alguém com ansiedade são bem altas. Se esta pessoa não for você mesmo, mas há um jeito de você começar a mudar isso ainda hoje.
De fato, não é um problema brasileiro. Ele é mundial. Uma pesquisa da Association for University and College Counseling Center Directors concluiu que 41% dos estudantes universitários americanos são ansiosos. E 36% sofrem com algum nível de depressão.
Qual é a causa disso?
A grande verdade é: nós fomos enganados.
Escola, sociedade, família, e várias outras instituições tentaram nos preparar para um mundo que simplesmente não existe mais.
No passado, as coisas eram o que eram. Elas não mudavam. Decorávamos respostas para as provas na escola, escolhíamos uma profissão que nos definiria pelos próximos 40 anos, e isso era terrível!
Você consegue imaginar simplesmente ser obrigado a fazer mesma coisa por décadas?
Não ter oportunidades de ascensão? Não poder mudar? Pior: não poder ser você mesmo e ter que se conformar a algo?
O mundo mudou – e para melhor!
Vivemos num mundo em que fazer perguntas corretas é mais importante do que decorar respostas. Nosso trabalho não nos define mais – e talvez seu futuro emprego simplesmente ainda não tinha sido inventado.
Estamos num mundo em que você tem autonomia para ser criativo e encontrar a sua jornada. Mas, infelizmente, você não foi preparado para isso.
Em um livro recente, o psicólogo Jonathan Haidt demonstrou que a geração Millenial teve menos momentos sem supervisão do que as anteriores. Sim, lhe retiraram o direito de aprender a escolher e tomar decisões autênticas. Sim, mataram sua criatividade na escola. E isso te deixa com medo do futuro.
Por anos, te ensinaram que você deveria procurar estabilidade, evitar correr qualquer risco, e rejeitar o novo. Neste meio tempo, pessoas que rejeitaram empregos estáveis, correram riscos, criaram coisas novas, e, bem, mudaram o mundo. Você deve conhecer algumas delas.