Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

LGBTQ

Durante séculos, os membros da comunidade LGBTQ + foram submetidos a inúmeras formas de discriminação e violência, muitas das quais foram sancionadas pelo Estado.

Felizmente, nas últimas décadas, membros de minorias sexuais e de gênero, em muitas partes do mundo, desfrutaram de um grau muito maior de liberdade de perseguição.

De fato, grandes avanços foram feitos para transformar radicalmente as experiências das pessoas LGBTQ + em um número crescente de países. Isso libertou um número substancial de pessoas da opressão sistêmica e as levou a um caminho para direitos mais iguais e oportunidades maiores. Com o tempo, muitos governos enfrentaram gradualmente o absurdo de criminalizar atividades consensuais entre pessoas do mesmo sexo. O rompimento das restrições autoritárias aos direitos do mesmo sexo que uma aplicação moralista se tornou é um desenvolvimento necessário e bem-vindo.

No entanto, esse processo ainda está muito longe de ser realizado, uma vez que a maioria dos casais do mesmo sexo em todo o mundo ainda não tem os mesmos direitos que seus pares heterossexuais.

Muitas pessoas ainda estão presas ou mesmo executadas simplesmente por causa de quem amam. Mesmo em países onde a homossexualidade não é criminalizada, o medo de perseguição e discriminação nunca está longe.

Alguns dos problemas enfrentados pelas pessoas LGBTQ+

Em muitos lugares, a perspectiva de igualdade de direitos para as pessoas LGBTQ + ainda parece muito distante. De fato, um número impressionante de países ainda aplica uma variedade de leis que discriminam e infringem os direitos das pessoas LGBTQ +. Isso inclui legislação que criminaliza a atividade sexual consensual entre homens em 72 países e entre mulheres em 44 países, 15 jurisdições que criminalizam pessoas trans e 12 países onde as pessoas podem ser punidas com pena de morte por sua homossexualidade. Em alguns lugares, isso é feito por apedrejamento.

Sabe-se que pelo menos 6 países, Irã, Nigéria (alguns estados do norte), Arábia Saudita, Somália, Sudão e Iêmen, implementaram a pena de morte por atividade homossexual nos últimos anos. Também foram relatadas execuções em regiões do Iraque e da Síria, sob o controle do ISIS.

No entanto, ainda existem outros desafios enfrentados pelas pessoas LGBTQ +, além da criminalização. Por exemplo, a proibição russa de “propaganda gay” , que condena qualquer retrato positivo de “relacionamentos não tradicionais”, restringe a liberdade de expressão e causa um medo significativo para muitas pessoas que estão preocupadas com a possibilidade de sua sexualidade ter seus filhos tirados deles. pelo estado. Existem leis semelhantes em pelo menos 32 estados membros da ONU.

Tais políticas governamentais também podem fazer parte de um padrão, segundo o qual certas seções da população não receberão as mesmas proteções nos termos da lei. Em um ambiente impregnado de preconceito, como é o caso das pessoas LGBTQ + em muitos países, as autoridades podem inclinar-se a negar qualquer reivindicação de agressão ou assédio por grupos desfavorecidos por seus governos.

É importante observar que, mesmo em países onde a homossexualidade não é criminalizada, as pessoas LGBTQ + geralmente não têm direitos iguais nos termos da lei.

Razões para um otimismo cauteloso

Gradualmente, muitos governos começaram a retificar sua legislação para que as pessoas LGBTQ + não enfrentassem mais algumas das injustiças anteriores e, de fato, produzissem direitos iguais. A partir de 2019, existem 24 países em que o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado, outros dois em que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legal em certas regiões e 11 em que uma forma de parceria civil está disponível.

Nesse sentido, muito progresso foi feito em um período relativamente curto de tempo, com países como a Irlanda legalizando o casamento entre pessoas do mesmo sexo depois de descriminalizar a homossexualidade apenas 22 anos antes. Casos como esses dão motivos para esperar que aqueles países onde as pessoas LGBTQ + ainda enfrentam severa perseguição em breve sigam o exemplo e terminem sua cruzada sem sentido contra indivíduos pacíficos por causa de sua identidade de gênero ou de quem amam.

Existem agora disposições em alguns países para que as pessoas trans tenham sua transição reconhecida legalmente. No entanto, isso geralmente vem com a exigência de que o indivíduo tenha um diagnóstico psiquiátrico ou tenha sido submetido a algum tipo de cirurgia.

Atualmente, há uma pressão internacional crescente sobre os governos que continuam a infringir os direitos básicos das pessoas LGBTQ +. Para esse efeito, em 2016, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas aprovou uma resolução pedindo a ‘Proteção contra a violência e a discriminação com base na orientação sexual e identidade de gênero’.

Embora esta resolução inevitavelmente não seja respeitada em várias jurisdições, ela ainda mostra que, em nível global, a maré está cada vez mais se voltando contra governos que perseguem ou toleram abusos contra indivíduos LGBTQ +.

Por que os direitos das pessoas LGBTQ + são importantes para o SFLB

No Students For Liberty, acreditamos que todos os indivíduos têm certos direitos inalienáveis, incluindo o direito de viver em paz, sem medo de perseguição por características imutáveis, como orientação sexual e identidade de gênero. Assim, consideramos a opressão enfrentada por tantas pessoas LGBTQ + em todo o mundo como uma terrível tragédia e, de fato, uma área na qual é necessário progresso urgente, a fim de evitar que esse sofrimento injusto afete as gerações futuras.

ÚLTIMOS ARTIGOS DE LGBTQ

ÚLTIMOS ARTIGOS DO BLOG

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific