Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Política Monetária

A política monetária é conduzida pela autoridade monetária do governo na forma de um banco central, como o Federal Reserve nos Estados Unidos ou o Banco da Inglaterra no Reino Unido. Essas instituições são criticadas por tentar manipular a economia, mantendo inflação baixa e estável, emprego máximo e taxas de juros moderadas de longo prazo.

O Federal Reserve existe devido a um ato do Congresso, mas é administrado como uma empresa privada. Seu objetivo é, supostamente, servir o público, seguindo as orientações e metas do governo. A transparência deve ser incentivada, além de explicar claramente todas as políticas, a fim de influenciar melhor as decisões financeiras do público.

Os bancos centrais têm a tarefa de incentivar ou restringir o crescimento da demanda por bens e serviços por meio de mudanças nas taxas de juros, em resposta a mudanças na inflação comparadas às taxas-alvo. Isso também afetará as taxas de câmbio. Outra ferramenta para manipular a quantidade de dinheiro na economia é a compra e venda de títulos corporativos e governamentais.

Críticas à política monetária ineficiente

Muitos economistas criticam o sistema do banco central, embora a maioria não defenda sua abolição.

Milton Friedman acreditava que o Federal Reserve era responsável por agravar a Grande Depressão. Em seu livro The Great Contraction , 1929-1933, de co-autoria de Anna Schwartz, ele afirmou que a política monetária restritiva adotada pelo Federal Reserve transformou uma recessão bastante grave em uma catástrofe. Friedman favoreceu o aumento constante da oferta de moeda por um fator fixo a cada ano. Isso ficou conhecido como K-Percent Rule de Friedman, e ele advogou a abolição do Federal Reserve, em favor de um sistema de computador, que comprasse e vendesse títulos em resposta a mudanças no suprimento de dinheiro.

Embora Murray Rothbard também tenha favorecido a abolição do Federal Reserve devido a suas ineficiências, ele chegou a essa conclusão com um argumento ligeiramente diferente. Rothbard concordou com Friedman que as ações do Federal Reserve tendiam a agravar a inflação , afirmando que: ‘… desde que o Fed nos visitou em 1914, nossas inflações foram mais intensas e nossas depressões muito mais profundas do que nunca’ ‘.

Ele concluiu que a Reserva havia causado a Grande Depressão por sua política monetária frouxa nos anos anteriores e favoreceu o retorno ao padrão ouro.

Em tempos mais recentes, o ex-congressista Ron Paul e seu filho Rand Paul atacaram o papel do Federal Reserve, acusando-o de desvalorizar o dólar e de ser responsável pelos ciclos de “booms, bolhas e rebentamentos” da economia, preferindo permitir que as taxas de juros encontrem um nível natural de mercado.

Soluções alternativas para melhorar a estabilidade econômica

A regra de porcentagem K de Friedman era uma teoria popular na década de 1970, influenciando pensamentos e idéias, mas não foi usada na prática, pois não permite a discrição dos formuladores de políticas. Friedman considerou isso contraproducente e prejudicial para o controle da inflação. Essa adesão estrita à regra é uma fonte de crítica entre outros economistas que são desfavoráveis ​​em relação a sistemas baseados em regras.

Gold Standard, favorecido por Rothbard, entre outros, envolve governos que não conseguem aumentar o valor do papel-moeda em circulação, a menos que mantenham a quantidade equivalente de ouro em reserva.

Isso efetivamente verifica gastos excessivos do governo e, portanto, inflação. O ouro tem uma liquidez alta, semelhante ao dinheiro. Atualmente, nenhum governo usa o Gold Standard.

Em 1931, não era mais usado na Grã-Bretanha, e os EUA o abandonaram em 1933, com a substituição final em 1971. A pressão econômica após a Primeira Guerra Mundial causou o colapso do sistema. Além disso, os gastos pesados ​​no pós-guerra tornaram cada vez mais difícil para os países garantir suas reservas de ouro.

Existe pouco interesse no Gold Standard, a menos que a inflação seja alta. Era um método muito eficaz de controlar a inflação, que subiu apenas 0,1% nos EUA entre 1880 e 1914. Os custos de produção da quantidade de ouro necessária para as reservas são extremamente altos, mas a estabilidade do Gold Standard ainda atrai debates.

A maioria dos países passou por um período de transição da moeda do Gold Standard para o atual sistema de moeda fiduciária. A moeda da Fiat não tem valor intrínseco, mas tem um valor baseado na confiança nos governos que a emitiram.

Nos últimos anos, o aumento meteórico de moedas alternativas ofereceu um novo potencial. Criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, tornaram-se meios de pagamento bem estabelecidos e mais populares. Até os bancos centrais estão tendo que considerar a questão de saber se a criptomoeda poderá ou não substituir completamente as moedas tradicionais.

Moeda é uma questão de confiança. O aumento do desenvolvimento da tecnologia blockchain e das criptomoedas destaca uma confiança em declínio nos governos, com uma mudança na sua moeda emitida. É raro o público confiar em algo que não seja um organismo centralizado, e o blockchain é exatamente o oposto.

Por que a política monetária é importante para o SFLB

No Students For Liberty Brasil, acreditamos que a política monetária responsável é de vital importância para promover um crescimento econômico estável. Isso também é crucial para evitar a recorrência de catástrofes passadas, como crises financeiras e hiperinflação. As possibilidades a serem obtidas com alternativas à política monetária convencional não devem ser descartadas, e os bancos centrais devem ser transparentes e responsáveis ​​por suas ações. Também acreditamos no mérito de um mercado livre e competitivo para moedas, incluindo criptomoedas e qualquer outro meio de troca usado para pagamento.

ÚLTIMOS ARTIGOS DE POLÍTICA MONETÁRIA

ÚLTIMOS ARTIGOS DO BLOG

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific