Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Censura Financeira

A censura financeira envolve a restrição da atividade financeira de uma entidade privada, de forma a inibir suas operações, com a intenção implícita de silenciá-las. É um método para suprimir a liberdade de expressão. Atacar renda e liquidez pode ter consequências sérias e altamente inconvenientes, especialmente para um indivíduo.

Freqüentemente, é um governo que instiga essas medidas financeiras repressivas para silenciar críticos e denunciantes, ou suprimir opiniões que considerem inaceitáveis. Os métodos freqüentemente empregados incluiriam o congelamento de ativos, a obtenção de renda e a proibição da capacidade de receber financiamento.

 

Questões legais relacionadas à censura financeira 

O uso de métodos financeiros extrajudiciais de censura é uma afronta ao conceito de liberdades civis. Nos EUA, a Primeira Emenda protege o direito à liberdade de expressão e os indivíduos devem sempre ser considerados inocentes até que se prove o contrário. Portanto, qualquer tentativa de subverter esses princípios é altamente problemática.

Edward Snowden é o contratado da NSA que vazou documentos confidenciais relacionados à política de vigilância em massa do governo dos EUA em 2013. Ele foi acusado pela Lei de Espionagem depois de fugir para Hong Kong, onde se encontrou com repórteres para divulgar uma série de artigos. Snowden tentou então chegar à América do Sul com a intenção de evitar a extradição, mas a supressão de seu passaporte pelo governo dos EUA o levou a ficar preso em Moscou.

Snowden agora escreveu um livro chamado ‘Registro Permanente’, sobre espionagem estadual e sua própria história. O governo dos EUA está atualmente tentando apreender o produto deste livro sob os auspícios de que o projeto não foi submetido à aprovação. Proibir o livro não seria possível sem violar abertamente a Primeira Emenda, mas, como aponta Snowden, “a censura financeira ainda é censura”. Novas acusações contra a violação de acordos de confidencialidade resultariam em Snowden ser julgado em um tribunal fechado.

Tendo prestado um juramento de serviço em defesa da constituição, Snowden sentiu-se compelido a expor a extensão da vigilância do governo nos EUA e no exterior como uma violação dessa constituição. Ele afirma que não fez um juramento de sigilo à NSA ou à CIA, portanto, a posição legal é complexa.

O uso da censura financeira na tentativa de silenciar um denunciante, que não foi considerado culpado de um crime em um tribunal, representa um caso grave de excesso de Estado.

 

Questões morais em torno da censura financeira

Tentativas adicionais de atacar a liberdade de expressão, por meio da censura financeira, podem ocorrer de maneira mais secreta. O governo pode exercer pressão sobre as empresas que fornecem facilidades de pagamento online, retirando seus serviços de certas entidades ou indivíduos que são considerados indesejáveis ​​de alguma forma. Indesejável, nesses casos, geralmente significa alguém que o governo deseja silenciá-los.

As empresas que oferecem facilidades de pagamento não estão na melhor posição para decidir o destino financeiro dos detratores do governo, nem para influenciar qual liberdade de expressão existe on-line. O Wikileaks , por exemplo, teve sua capacidade de receber receita fechada antes mesmo de enfrentar qualquer acusação legal. Muitas outras organizações e indivíduos enfrentaram sanções financeiras semelhantes na tentativa de silenciá-las.

Onde não existe restrição legal válida, existe uma responsabilidade moral de não interferir de  maneira a potencialmente causar sérias dificuldades e restringir a liberdade individual.

Uma cultura de censura é difundida entre plataformas on-line, onde as contas podem ser fechadas se o conteúdo for considerado muito controverso. Isso pode resultar em perda de receita e alienação.

Embora as empresas financeiras devam ter a liberdade de escolher entre apoiar ou não determinadas plataformas ou indivíduos, elas não devem estar sob pressão externa do governo ou de outras fontes para restringir a atividade financeira. Tais restrições costumam ser inúteis, uma vez que os afetados por quaisquer sanções geralmente poderão recorrer a arranjos alternativos para contornar o bloqueio.

Cada vez mais, as pessoas estão recorrendo a criptomoedas para preencher o vazio. Por sua própria natureza, muitos desses métodos alternativos de financiamento não são suscetíveis de censura e o aplicativo Bisq promete liberdade de trocar criptomoeda por moedas nacionais, anonimamente sem registro.

 

Por que a oposição à censura financeira é importante para o SFLB

No Students For Liberty, acreditamos que a censura financeira se opõe fundamentalmente aos princípios de liberdade, liberdade de expressão, presunção de inocência e devido processo legal. Os governos não devem interferir com os direitos das plataformas e provedores de serviços de administração privada para conduzir seus negócios como bem entenderem. Essas entidades não devem ser feitas para servir como uma ferramenta para os governos que desejam silenciar os críticos, dificultando o acesso a seus próprios fundos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DE CENSURA FINANCEIRA

ÚLTIMOS ARTIGOS DO BLOG

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific