Local Coordinator Program

Search
Close this search box.

Leonard Read: o homem que inventou a parábola do “Eu, o Lápis”

Publicado em

Leonard Reed

Você provavelmente deve conhecer a parábola “Eu, o Lápis”.

Ela se tornou mundialmente conhecida após Milton Friedman conta-la na série documental “Livres para Escolher”. A partir de um lápis, a parábola demonstra o poder da ordem espontânea, e como o mundo inteiro colaborou, sem planejamento centralizado, para a produção de um lápis grafite.

É um libelo em defesa não só da liberdade de mercado, mas da cooperação humana e da paz.

Poucos, no entanto, conhecem Leonard Read, o autor original da narrativa.

Read nasceu em 1898 e foi um dos nomes mais importantes para o resgate do movimento em defesa da liberdade americano.

Através do seu trabalho na Foundation for Economic Education e na revista The Freeman, milhões de americanos tiveram a oportunidade de conhecer pela primeira vez as ideias da liberdade. Nomes como Ludwig von Mises, Henry Hazllitt, e o próprio Friedman tiveram sua voz reverberada graças as ações de Read.

Curiosamente, nem sempre ele foi um liberal clássico.

Quando gerente da Câmara de Comércio dos EUA, Read era um defensor das políticas de intervenção estatal implementadas pelo presidente Roosvelt. Desafiado para um debate, não pestanejou e aceitou de pronto. O que ele não imaginou é que terminaria a discussão convencido que estava errado.

Autor e palestrante prolífico, Read dedicou sua vida à divulgação da liberdade.

No seminário “Como avançar a liberdade” ele vaticinou: o melhor meio de um amante da liberdade defende-la, é se tornando o melhor exemplo vivo do que a liberdade pode fazer. Mais do que ideias liberais, Read defendia ações liberais.

E é para te ajudar a se tornar o melhor exemplo vivo do que a liberdade pode fazer, que preparamos a semana “Encontre Sua Jornada”. Ela ocorrerá entre os dias 1 e 5 de setembro, e tem inscrição gratuita. Saiba mais no site oficial.

POSTOS RELACIONADOS

POSTOS DE TENDÊNCIA

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific