SFLB promove Fórum de Lideranças em três cidades
19 de fevereiro, 2016
No final da segunda semana de fevereiro, as cidades de Florianópolis, Goiânia, e Luziânia receberam edições do Fórum de Lideranças do Students For Liberty Brasil!
O evento tem como objetivo integrar as lideranças locais, capacitá-las para defender a liberdade em suas comunidades, e estimulá-las a realizar projetos com este intuito.
Em Florianópolis, o coordenador estadual Gabriel Cesar de Andrade recebeu coordenadores de toda Santa Catarina. Na ocasião, foram apresentadas e discutidas as atividades já realizadas pelo SFLB e novos projetos para 2017. Após o fim do Fórum, as lideranças confraternizaram no Churrasco for Liberty.
Por sua vez, Luziânia, cidade no entorno de Brasília, teve seu encontro organizado pelo coordenador estadual Caio Henrique Quinterno.
Os coordenadores locais do SFLB foram até a sede da Associação Comercial e Industrial de Luziânia (ACIL). Lá, planejaram atividades como palestras no campus local do Instituto Federal de Goiás (IFG) e um evento de empreendedorismo em parceria com as associações comerciais da cidade.
Presentes no evento, membros do Coletivo Atlas aproveitaram a oportunidade para também planejar projetos para o grupo, como a segunda edição da Conferência do Atlas e um encontro liberal de grupos goianos e do Distrito Federal. Após a realização do Fórum, o coordenador local Marcos Guerra falou sobre a visão liberal do “Brexit”.
Já em Goiânia, capital de Goiás, o Fórum de Lideranças ficou a cargo do vice-coordenador estadual Celso Assis. Reunidos na sede do Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal de Goiás (Sinjufego), os coordenadores propuseram a criação de dois grupos de estudo nas duas maiores universidades do estado.
Pedro Victor Bernardes, coordenador local do SFLB e um dos líderes do movimento de desocupação dos prédios do campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), propôs a criação do grupo “Novos e Velhos Tempos”, abertos a todos os universitários, liberais ou não, com outros coordenadores locais alunos da UFG. No médio prazo, o grupo quer criar uma chapa para presidir o Diretório Central Estudantil da universidade.
Por ser turno, coordenador local Otávio Porto tem planos parecidos com para o campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Anápolis.
Junto a colegas da universidade, Otávio ajudou a desocupar os prédios da UEG no fim do ano passado. Com alta aceitação no campus, os estudantes formarão o grupo “UEG Livre”, com estudantes que desde o ano passado ensinam Economia Básica para alunos do Ensino Médio na cidade. O grupo pretende lançar em março uma chapa que disputará o Diretório Acadêmico do curso de Economia.
Por sua vez, o Clube Bastiat, grupo de estudos liberal com sede em Goiânia e presidido pelo coordenador local André Cesarino, fará uma série de palestras para empresas em Goiânia a partir de março.
Membros do movimento liberal goianense como Artur Kovaciu e Cristiano Mulser estiveram presentes no evento dando apoio aos grupos existentes e já formados.
Os resultados do Fórum no estado deixaram o coordenador estadual Caio Henrique Quinterno otimista com o ano de 2017. Ele espera que este seja um “ano com bastante eventos sobre a liberdade, principalmente em Luziânia, Goiânia e Jataí que são as cidades onde temos a maioria dos coordenadores. Espero que em outras cidades possamos iniciar o movimento da liberdade, como está acontecendo em Anápolis”, Caio estuda Ciências Econômicas na UEG, onde também esteve envolvido no processo de desocupação da universidade.