Quando atuava no Students For Liberty como coordenador de campus em 2013, lembro de ter ouvido muitos colegas dizerem que gostariam de escrever.
O problema é que muito poucos deles, incluindo eu mesmo, jamais o havia feito. Nós dizíamos a nós mesmos que não éramos suficientemente bons para isso. Nós dizíamos a nós mesmos que escreveríamos mais tarde, uma outra hora. Nós inventávamos desculpas e perdemos a oportunidade de criar e escrever durante uma das épocas mais intelectualmente excitantes das nossas vidas.
Desde que saí da faculdade, escrevi milhares de artigos em blogs pessoais, Quora e outros sites como o Praxis, e eu me dei conta que não havia razão para esperar. Não só isso, mas o quanto antes você começa, melhor para você.
Escrever foi uma das coisas mais valiosas que fiz nestes últimos anos. De fato, esta é uma das melhores formas de um estudante pró-liberdade começar a mudar o mundo antes mesmo de terminar os estudos.
Não importa se você está na escola ou faculdade, se você tem interesse em política, economia, filosofia, tecnologia, liberdades civis ou qualquer coisa do tipo, você deveria fazer o mesmo.
Aqui seguem algumas razões:
1. Ajuda você a construir uma identidade digital que o ajudará com oportunidades profissionais
Eu conheço estudantes o tempo todo que me dizem estar estudando jornalismo, economia ou ciências políticas. Quando os questiono sobre o quê costumam escrever, eles geralmente mostram um ou dois trabalhos da faculdade.
Eu sempre os faço a seguinte pergunta: o que você acha que passa a melhor impressão para um empregador em potencial? A pessoa que apenas estudou estes assuntos em sala de aula ou a pessoa que fez isso E tem uma gama de artigos publicados online?
Se você está esperando até se formar para começar a escrever, você já está muito atrasado.
Eu já vi pessoas conquistarem ótimas posições no mercado de trabalho simplesmente em consequência dos textos que publicaram online. Se, por outro lado, você não gosta de escrever, comece um podcast online ou um canal no Youtube. O que importa é você mostrar interesse constante em um dado assunto.
2. Torna você mais humilde e com melhores argumentos
Há uma tendência no movimento, onde em um dado momento uma certa preguiça intelectual começa a aparecer nas pessoas. É fácil repetir argumentos superficiais quando você está discutindo com seus colegas libertários. É muito mais difícil, entretanto, escrever um texto e elencar estas mesmas ideias de maneira concreta e lógica.
Eu costumava pensar que eu sabia bastante, até eu começar a escrever. Quando eu me vi tendo dificuldades para escrever curtos textos de até 500 palavras, percebi que a maior parte do meu conhecimento era raso e superficial.
Escrever fora da sala de aula, onde você não tem um padrão ou modelo a seguir, força você a pensar mais criticamente acerca das suas crenças e os seus porquês. É um processo árduo que não permite que você tenha meias convicções, como o discurso oral permite.
Tente.
Você irá se esforçar muito e fraquejar, mas vai perceber que não sabia o quanto jurava que sabia. Isso é uma coisa muito boa. O processo de trabalhar a sua própria resistência mental é como você se torna um melhor argumentador.
3. Torna o ato da criação um hábito
Uma das coisas que todos na minha empresa fazem é publicar online em um blog por 30 dias consecutivos como um exercício de disciplina. É um jeito de se acostumar a produzir coisas novas rotineiramente.
Faz você criar coisas mesmo quando você está casado, doente, entediado, sem inspiração ou desocupado. Esse processo vai perpassar as diversas áreas da sua vida.
Você vai descobrir que seu trabalho e seu raciocínio fluirão mais facilmente, assim como você se tornará um ser mais disciplinado quando se deparar com dificuldades.
4. Escrever é o único jeito de se tornar um melhor escritor
Esta, claro, é uma verdade óbvia. Ainda assim, boa parte de nós age como se tivéssemos melhorado a escrever como num passe de mágica. No entanto, a única maneira de se tornar um melhor escritor, é escrever muito. Você não terá muitas oportunidades de escrever durante a sala de aula, então comece a escrever por conta própria.
Como começar um blog e onde publicá-lo
Começar um blog nunca foi tão fácil. Se cadastre em algum servidor como o Bluehost, compre um domínio no GoDaddy, e instale o wordpress. Em menos de 10 minutos, você estará no ar.
Se não quiser gastar com nada, tente o WordPress.com, Tumblr ou Quora.
Você também pode submeter os seus textos a blog colaborativos. Os editores estão normalmente desesperados por conteúdo novo. O blog do Students for Liberty Brasil é um bom exemplo para você começar a expor seus textos. Vire uma liderança do SFLB e envie seus textos. É um bom primeiro passo!
O que quer que você decida, apenas comece agora. Se você começar seu próprio blog, ignore o design. Ele não importa. Também não fique preso à qualidade da sua escrita ou à originalidade dos seus textos. Levam anos para que você desenvolva uma voz e estilo próprios. A boa notícia é que se você seguir meu conselho você já terá um grande começo.
// Tradução e adaptação por Mariana Afonso
Derek Magill é Diretor de Marketing da Praxis e esteve na LibertyCon Brasil 2017 mostrando como estudantes pró-liberdade podem se tornar empreendedores e mudarem o mundo antes mesmo de terminar os estudos.
Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões.