5 livros que você tem que ler para entender um pouco mais sobre o liberalismo
Fabio Ostermann | 13 de novembro de 2015
Na “5 livros para um liberal” desta semana, chamamos o deputado estadual eleito Fábio Ostermann (NOVO-RS) para indicar cinco livros que todos devem ler para começar a entender um pouco mais sobre as ideias liberais.
Se você concorda com as ideias liberais, essa é a hora de se inscrever para o Students For Liberty Brasil (SFLB)!
O SFLB é a maior rede de estudantes pró-liberdade do mundo. Só no Brasil, são mais de mil membros defendendo os ideais libertários. Quem se torna uma liderança ganha treinamento, recursos e conhece novas pessoas para poder defender a liberdade na sua universidade/escola.
Conheça mais! Veja todas as vantagens e faça sua inscrição clicando aqui.
Separe um tempo para os livros e aproveite:
-
As Seis Lições – Ludwig von Mises
Trata-se de uma introdução breve e acessível a pontos importantes da visão liberal sobre o Estado, a economia e a sociedade. O livro é composto por 6 capítulos (as tais “lições”) que são fruto de uma série de palestras que Mises proferiu na Argentina em 1958: “Capitalismo”, “Socialismo”, “Intervencionismo”, “Inflação”, “Investimento Externo” e um capítulo de conclusão intitulado “Política e Ideias”. As palestras foram transcritas por sua esposa, Margit von Mises, e se tornaram livro após a morte de Mises. O fato de serem palestras transcritas obviamente limita a profundidade da abordagem de cada um dos temas, mas os ganhos em fluidez e facilidade de leitura compensam para o estudante das ideias liberais que pretende ter um primeiro ou segundo contato com as ideias.
Onde encontrar: Disponível em versão digital para baixar no site do Instituto Ludwig von Mises Brasil.
-
As Aventuras de Jonas, o Ingênuo = Ken Schoolland
O interessante desse livro é que ele apresenta os preceitos éticos e as consequências político-econômicas do Liberalismo de uma forma didática por meio de uma historinha. O objetivo do livro é ser um livro para crianças. Traz exemplos práticos e reductios ad absurdum bastante didáticas sobre os males do intervencionismo por meio das enrascadas nas quais o protagonista Jonas se mete. Ao se perder no mar e ir parar em uma terra estranha, Jonas vê na prática diversos dos argumentos intervencionistas serem levados ao extremo, o que expõe a injustiça e a falta de lógica deles. Apesar de ser um livro originalmente orientado para crianças e adolescentes, obviamente serve muito bem para adultos que desejem entender melhor a lógica dos argumentos liberais na prática e também calibrarem seus próprios argumentos para debates de ideias.
Onde encontrar: Em inglês, na Amazon. Em português, em alguns sebos (se você tiver sorte).
-
Livre Para Escolher – Milton & Rose D. Friedman
Este livro teve um papel muito importante na minha própria trajetória intelectual – foi o livro que eu poderia dizer que, de fato, me afastou de vez das ideias esquerdistas e intervencionistas com as quais eu havia sido infectado por aulas de história e geografia de colégio e cursinho. É um livro extremamente didático que explica a visão liberal a respeito de temas como o papel do mercado na sociedade, assistência social, educação, regulações trabalhistas, política monetária e proteção ao consumidor, dentre outros. Como complemento ao livro, o estudante pode (deve!) assistir também no YouTube à série de mesmo nome que, aliás, deu origem ao livro.
Onde encontrar: À venda nas melhores lojas em edição novinha lançada pela Record
-
O que todos deveriam saber sobre economia e prosperidade – James D. Gwartney e Richard L. Stroup
Excelente síntese da visão liberal a respeito dos fundamentos do livre mercado. É também uma ótima introdução à Economia para leigos, em especial o primeiro capítulo, que aborda os dez elementos-chaves da economia. Além disso, o livro trata de maneira acessível sobre as principais fontes do progresso econômico e qual deve ser o papel do governo para o alcance de uma sociedade próspera, harmônica e livre.
Onde encontrar: Infelizmente não se trata de um livro muito fácil de se encontrar. Você pode encontrar em alguns sebos virtuais. (P.S.: Dizem por aí que se você enviar uma mensagem para esta página com seu email pedindo o pdf escaneado você pode receber uma cópia, mas não posso confirmar nada…)
-
O Manifesto Libertário – David Boaz
Apesar do título infeliz na tradução para o português (o original é “Libertarianism, a Primer”, ou seja, “Liberalismo, uma introdução”), trata-se de uma das melhores introduções às ideias liberais disponíveis na praça. Não é um livro tão simples ou fácil de ler quanto os anteriormente citados, mas sua abrangência e coesão compensam. O livro de maneira bastante completa e da forma mais didática possível a construção histórica do ideal de liberdade, bem como os principais pilares do Liberalismo moderno. O livro foi recentemente revisado e atualizado: The Libertarian Mind (ainda indisponível em português).
Onde encontrar: À venda nas melhores lojas.
[hr height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]
Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, envie um email para [email protected] e [email protected]