Cento e oitenta é o número de imóveis que tiveram sua documentação formalizada pelo programa Regulariza Barroso. A ação foi liderada pelo coordenador Local de Minas Gerais do Students for Liberty Brasil, Vitor Graçano, que recebeu na última semana o certificado de honra ao mérito pelo projeto.
“Quando entregamos títulos de propriedade, entregamos sonhos”, afirma Graçano. “Eu vi o SFLB abrir o debate sobre o reconhecimento de moradia nas favelas e esse foi o pontapé inicial para que eu colocasse isso em prática na minha cidade”, completa.
Para acontecer, o programa precisou ser articulado com os poderes municipal e estadual e, hoje, tornou-se referência na região. A previsão é de novas entregas para 2022.
O que serviu de inspiração para Graçano não é exclusividade de Minas Gerais. O Students for Liberty Brasil tem procurado, através de ações regionais e nacionais, instigar o debate público sobre a questão da moradia, ainda tão deficitária no Brasil por falta de políticas públicas que garantam o direito constitucional à habitação.
Parte dessa iniciativa é o documentário New Hope, que acompanha a realidade dos moradores da comunidade de Nova Esperança, em São Paulo, mostrando a necessidade de intervenção. O intuito da entidade é promover um debate acerca do direito de propriedade como gerador de dignidade humana, principalmente àqueles que se encontram marginalizados da sociedade.