O sistema escolar padrão não consegue formar adequadamente crianças e jovens para ingressarem no “mundo real’, onde viverão boa parte de suas vidas.
Aprender ainda cedo essas 5 diferenças entre a escola e o mercado de trabalho poderão ajudar bastante ao enfrentar esta nova etapa da sua vida.
1. Obediência x Produtividade
No sistema escolar, seguir todas as regras, e responder como é esperado, são comportamentos premiados. No mercado de trabalho, por outro lado, o comportamento premiado responde apenas uma pergunta: funcionou bem?
2. Força vs Escolha
Por pior que seja sua escola ou sua experiência nela, você provavelmente terá que continuar comparecendo à ela. E esta não é uma escolha legal, permitir que um filho abandone sua escola em nome de outros sistemas educacionais pode ser literalmente crime no Brasil.
3. Idade x Mentoria
Na universidade, é comum que você esteja apenas com pessoas da sua idade. No trabalho, por outro lado, é lidar e aprender com pessoas mais experientes, é tão comum quanto lidar e ensinar à pessoas com menos experiência.
4. Respostas x Descoberta
Escolas esperam que seus alunos decorem todas as respostas que outras pessoas descobriram. O mercado de trabalho espera que você seja criativo o suficiente para descobrir, antes de mais nada, quais perguntas você deve fazer.
5. Sociedade de Tribo x Sociedade Aberta
Se na escola todas suas interações são pessoais e grupos costumam definir sua identidade, no trabalho, se espera que o que você fez com sua vida seja apenas da sua conta.
Quer saber mais sobre esse assunto?
Faça agora sua inscrição na semana “Encontre Sua Jornada”.
Realizado entre os dias 1 e 5 de setembro, o evento promoverá 5 dias de palestras e discussões dedicados a mostrar que a liberdade é o caminho para você buscar sua própria felicidade.
Faça agora sua inscrição e confira a programação no site oficial.