Jack Ma nasceu em 1964, filho de músicos e contadores de histórias tradicionais chinesas de Hangzhou, uma antiga capital que é famosa por seus pontos históricos e sua beleza natural.
Desde cedo tinha interesse em aprender o inglês, mas sem dinheiro para pagar um curso, andava 70 minutos de bicicleta até um hotel para praticar o idioma com turistas.
9 anos depois, Jack Ma tentou entrar para a universidade. Tentou a vaga em 3 universidades de prestígio, mas falhou em todas as tentativas. Acabou passando em uma instituição considerada mediana.
Ele foi recusado pela Universidade de Harvard 10 vezes. Ma foi recusado por mais de 30 empresas, que o acusavam de não ser bom o suficiente ou que seu currículo era vergonhoso.
Em 1995, Jack Ma então professor de Inglês, conheceu a internet. Vendo o potencial da internet, criou um site com informações sobre a China junto com um amigo. Daí surgiu sua primeira empresa, que tinha o propósito de desenvolver sites para que empresas locais pudessem vender produtos online para o exterior.
Anos depois surgiu o Alibaba, e mesmo com muitas críticas sobre seu modelo de negócios, Jack Ma prosseguiu e em 2004 conseguiu consolidar sua empresa e receber investimentos milionários.
Hoje o Alibaba é um grupo que vale cerca de US$550 bilhões, possui mais de 30 mil funcionários e fatura 5 bilhões de dólares por ano. A jornada de Jack Ma o tornou o homem mais rico da China.
Fontes: https://saiadolugar.com.br/jack-ma/ | https://exame.abril.com.br/pme/jack-ma-a-historia-de-um-heroi-para-as-startups-da-china/
Este artigo não necessariamente representa a opinião do Students For Liberty Brasil (SFLB). O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, envie um email para [email protected] ou [email protected].