Uber para deficientes desafia lógica da regulação estatal

Ivanildo Santos Terceiro | 18  de maio de 2017

Unplash

Charlotte de Vilmorin é cadeirante e sabe todas as adversidades de viver em uma cidade que não foi feita para pessoas como ela. As escadas, as calçadas desniveladas, e sobretudo, o transporte público tornam sua vida ainda mais difícil. Entretanto, inspirada na ideia original do Uber, Vilmorim criou um inovador serviço de aluguel de carros adaptados para deficientes. Com um detalhe, as diárias serão 50% menores do que em locadoras de automóveis.

Como ela conseguiu essa proeza? Charlotte notou que donos de carros adaptados deixam mais os seus carros na garagem do que nas ruas. Ao criar o Wheeliz, ela criou uma forma de conectar cadeirantes que precisam desses carros e as pessoas que os detêm, mas não os usam, assim, proprietários e usuários vão mais felizes para casa.

Leia também

Felizmente não havia nenhuma regulação estatal fazendo mil e uma exigências para o negócio de Vilmorim funcionar. E isto é algo vital não apenas para Vilmorim, mas para qualquer empreendedor. O que muitas vezes é esquecido quando uma regulação estatal é feita é que somos simplesmente incapazes de prever todos os problemas que todos os indivíduos poderão ter em suas vidas. Ao decidirmos que todo produto ou serviço deve ser vendido da forma X ou Y, impedimos que empreendedores atendam a demanda Z que não sabemos que existíamos, ou pior, evitamos que um gênio nos brinde com o produto A, que resolveria os problemas X, Y e Z.

O Wheeliz deveria mais uma vez nos lembrar que quem resolve os problemas do mundo não são políticos e burocratas, mas empreendedores obstinados que se tornam especialistas em servir aos seus semelhantes. Retirar barreiras que impedem pessoas como Charlotte de Vilmorin de agirem não é nenhum favor à elas, mas sim a toda a população que se beneficiará de suas ideias.

[hr height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]

Ivanildo Santos Terceiro é Communications Associate do Students For Liberty Brasil. 

Este artigo não necessariamente representa a opinião do SFLB. O SFLB tem o compromisso de ampliar as discussões sobre a liberdade, representando uma miríade de opiniões. Se você é um estudante interessado em apresentar sua perspectiva neste blog, basta submeter o seu artigo neste formulário: http://studentsforliberty.org/blog/Enviar

Students For Liberty is the largest pro-liberty student organization in the world.

To get started, please select your region on the map.

Asia Pasific