André Luiz Santa Cruz Ramos | 10 de setembro, 2014
“O credo libertário, finalmente, oferece o melhor do passado americano e a promessa de um futuro ainda melhor. Ainda mais do que os conservadores. Libertários seguem a grande tradição liberal clássica que construiu os Estados Unidos e nos deu a herança americana de liberdade individual, de uma política externa pacífica, de um governo mínimo e de uma economia de livre mercado” – Murray Rothbard, em For a New Liberty: the libertarian manifesto, 1973.
Murray Rothbard nasceu em 2 de março de 1926 e morreu em 7 de janeiro de 1995, nos Estados Unidos. É considerado o fundador do moderno libertarianismo (ou anarco-capitalismo) e tem estudos seminais em diversas áreas do conhecimento humano, como história, economia e ciência política. Em história, era um exímio revisionista. Em economia, era um intransigente defensor do livre mercado. Em ciência política, era um crítico severo do estado.
Foi o mais destacado aluno dos seminários que Ludwig von Mises ministrou durante anos na Universidade de Nova Iorque, e em virtude de ter Mises como seu grande mentor intelectual, foi o grande responsável pela difusão das idéias da Escola Austríaca de Economia nos Estados Unidos. Apesar do excelente currículo (PhD em Economia pela Universidade de Columbia), Rothbard foi sempre ignorado pelo mainstream acadêmico, mas hoje em dia sua vasta obra é lida e elogiada por um número cada vez maior de estudantes e professores em todo o mundo.
Rothbard está para o anarquismo de mercado como Freud está para a psicanálise, quiçá mais ainda. Em toda a história, é provável que nenhum estudioso tenha se engajado – e se destacado – tanto na defesa de uma sociedade sem estado como Rothbard. Ciente da sua importância para o movimento libertário, ele se preocupou em não fugir de nenhum tema polêmico, de modo que, se você deseja saber qual a posição libertária sobre algum assunto, procure nos escritos de Rothbard e com certeza encontrará uma resposta.
“A Ética da Liberdade”: sempre baseado no axioma auto-evidente (sim, Rothbard era um arraigado seguidor da praxeologia misesiana em termos metodológicos) da auto-propriedade (propriedade sobre o próprio corpo), Rothbard desenvolveu uma ética libertária sólida e consistente nesse livro.
Praticamente toda a obra de Rothbard está disponível gratuitamente on line, principalmente no site do Mises Institute (www.mises.org).
[hr height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]
Pequenos Guias para Grandes Ideias é uma série educacional do do SFLB de introdução a importantes pensadores libertários. Cada post é escrito para dar aos alunos com mentes abertas, um ponto de partida para aprender com os grandes provocadores e agitadores que contribuíram para as ideias de liberdade. Este guia sobre Murray Rothbard foi escrito pelo doutor em direito empresarial e bestseller André Ramos.