Test
SFL International Reach
Choose your region

Uncategorized

O método comprovado por Hayek para fazer um país ser liberal

By

Por Ivanildo Terceiro | 22/01/2020

Podemos ter uma equipe liberal hoje ou amanhã – como tivemos no passado, mas sempre acabamos voltando para o mesmo dirigismo estatal.

Será que estamos eternamente destinados à pobreza? Será que conseguimos apenas voos de galinha?

É um fenômeno tão comum que tem até nome: Pêndulo Campos Salles-Rodrigues Alves.

Em 1898, Campos Salles assumiu a presidência e encontrou o estado brasileiro falido. Chamou o liberal Joaquim Murtinho para organizar a casa. Cortes de gastos, privatizações, e superávit fiscal.

Resultado? A economia voltou a florescer. Foi o suficiente para o sucessor, Rodrigues Alves, aproveitar o período de bonança e voltar a gastar como se não houvesse amanhã. 

Não precisa falar, eu também lembrei de vários exemplos nessa linha… 

Durante muito tempo, eu acreditei o Brasil não conseguiria escapar dessa armadilha. Fiquei sem esperanças. Tinha aceitado a derrota. Mas algo mudou minha mente.

A Teoria de Mudança Social de F.A. Hayek.

O autor austríaco era um liberal e dedicou muito da sua vida intelectual à estudar o funcionamento das sociedades. E ele descobriu como ideias passam a comandar um país. Hoje, boa parte dos brasileiros defende o estatismo. Acredita que o estado DEVE resolver tudo, mas isso pode ser diferente.

Hayek notou que as ideias que perpassam uma sociedade não surgem do nada. Elas nascem nas universidades, são espalhadas entre intelectuais, viram movimentos políticos e ganham tração até se tornarem parte da política partidária. Como nessa pirâmide:

Isso significa que se você quer mudar o Brasil, precisa mudar as universidades. Em uma geração, quem hoje está nas universidades estará atingindo o topo da sua carreira.

Serão desembargadores, juízes, políticos, médicos, professores catedráticos, economistas, influenciadores acadêmicos. A próxima elite intelectual já está sendo formada – e você pode fazer parte dela.

O trabalho do Students For Liberty Brasil é garantir que estudantes que amam a liberdade, tenham êxito na sua vida profissional.

Em nosso Programa de Coordenadores, você contará com treinamentos, recursos, e uma incrível comunidade que o permitirão defender o que você acredita e acelerar sua carreira.

Já passaram pelo Programa de Coordenadores SFLB: empreendedores de sucesso, deputados eleitos, diretores de think-tanks (como o Instituto Mises Brasil e o Livres), assessores partidários, e muito mais!

Write for Us

Our Writers