Quantcast
';
Acompanhe
Lideranças
Saiba mais

1. Ajuricaba North SchoolAconteceu entre os últimos dias 10 e 11 o Ajuricaba North School, um treinamento interno para lideranças do Clube Ajuricaba, grupo parceiro do Students For Liberty Brasil.

O treinamento ocorreu em uma casa um pouco afastada da cidade e mais próxima da natureza, onde os participantes ficaram confinados por um final de semana para estimular suas criatividades, adquirir novas experiências e se motivarem ainda mais na disseminação das ideias de liberdade.

O Ajuricaba North School foi dividido em quatro pilares: gestão de pessoas, ativismo, eventos e redes sociais; onde as lideranças participaram de break up sessions, debates, palestras e dinâmicas. (more…)

CAPA SFL BR

As ideias da liberdade vêm ganhando força no Brasil! De universitários até políticos, encontramos vozes que dizem sem medo que querem controlar o tamanho do estado e impedir que ele diga como o brasileiro deve viver sua própria vida.

Isso não veio por acaso. Nós trabalhamos, divulgamos, e expandimos o amor pela liberdade alheia por todo o nosso país!

Como Ludwig von Mises nos ensinou, mais que amaldiçoar a escuridão, propagamos nossas ideias para que elas iluminassem o caminho do Brasil. As tornando vivas até que de politicamente impossíveis se tornassem politicamente inevitáveis.

Acreditar que já ganhamos e que podemos simplesmente deixar a defesa de liberdade seria um erro. De fato, o preço da liberdade é a eterna vigilância. (more…)

café liberal

Na última sexta-feira, o Clube Ajuricaba realizou mais um “Café Liberal” em Manaus, capital do estado do Amazonas.

Na ocasião, os participantes bateram um papo com Diego D’Avilla sobre Teoria Geral do Estado, e centraram sua discussão em quatro pontos:

  1. Os tipos de regime: Democracia, Oligarquia, Tirania;
  2. A forma de governo: Monarquia x República
  3. O sistema de governo: Presidencialismo x Parlamentarismo
  4. E os limites aos regimes: Democracia Liberal x Democracia Popular;

O Café Liberal ocorre todas as sextas! Para mais informações, visite a página do Clube Ajuricaba.

coletivo luís gamaNa última sexta-feira, o Coletivo Luís Gama distribuiu no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba (CCJ-UEPB) panfletos contendo informações sobre o grupo e o ideário liberal.

Além de uma breve história sobre Luís Gama, o material deixava claro o viés liberal do coletivo, defendia a tolerância no ambiente acadêmico, explicava o que foi o tão mal falado “neoliberalismo”, e dispunha de um checklist rápido sobre o que o grupo apoiava ou não.

Para Rony Alves, líder do grupo, a existência do material e sua distribuição são uma vitória da liberdade, afinal, “uma academia livre começa pela forte atuação daqueles que andam na contramão do mainstream!”

Você pode acessar e ler o material distribuído clicando neste link.

image6121O auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Campina Grande encheu para ver Luciano Rocha, alumnus do Programa de Lideranças do Students For Liberty (SFL), e Pedro Oliveira, graduando em Direito na UFPB e coordenador local do SFL, palestrarem sobre “Capitalismo em Favor dos Pobres”!

No evento organizado pelo grupo Tropeiros Libertários, Luciano e Pedro falaram sobre a emergência do livre mercado, a justificativa moral do capitalismo, e o que ocorre com países que implementam de políticas pró-liberdade. Ao final das falas, foi aberto um momento de interação com o público através de perguntas direcionadas aos palestrantes.

Os que não puderam comparecer ao local físico do evento puderam assistir e interagir através da transmissão ao vivo feito pelo grupo no Facebook.

 

Café Liberal 0Na última sexta-feira, ocorreu no café da Livraria Leitura o primeiro encontro do “Café Liberal”, uma inciativa de coordenadores locais do SFL Brasil em Manaus que visa disseminar as ideias da liberdade na capital do Amazonas.

O encontro superou as expectativas e atraiu jovens de diversas áreas, professores, acadêmicos, e até alunos do ensino médio.

Na ocasião, se foi discutido “Qual a função e o tamanho adequado do governo?” e “O que gera crescimento econômico?” a partir da perspectiva de quatro escolas da economia (Marxista, Keynesiana, Austríaca e de Chicago). O debate fluiu bastante e houve uma alta produção de conhecimento, principalmente para os jovens que ainda não tinham tomado contato com as perspectivas liberais.

Um dos objetivos da iniciativa, além de produzir conhecimento liberal, é suprir a carência dessas que as escolas deixam ao ministrarem essas doutrinas de forma tão superficial. (more…)

Coordenador Regional do Sudeste do SFLB explica a americanos

O artigo abaixo foi escrito pelo Coordenador Regional do Sudeste do Students For Liberty no Brasil

O movimento liberal brasileiro é sempre alvo de curiosidade dos estudantes americanos do Students For Liberty. Nosso crescimento vertiginoso e nossas conquistas relevantes chamam muito a atenção por lá.

Dado isso, fui chamado para conversar com um grupo do SFL na Ohio State University. Falei sobre a história recente erros e acertos do movimento liberal com experiências próprias e tudo que já ouvi de gente que já estava desde os anos 1980. (more…)

debate autonomiaHoje, o Clube Autonomia, parceiro do Students For Liberty Brasil, em parceria com o DCE da PUC Rio, organizou mais um debate sobre reforma fiscal, o teto de gastos, e as propostas do governo federal sobre o tema. Participaram da mesa o Deputado Federal Alessandro Molon, o vereador eleito no Rio de Janeiro Leandro Lyra e como mediador o mestre em economia Leon Tomelin.

Ao iniciar sua fala, Leandro ponderou sobre o descontrole nos gastos públicos nos últimos anos, e como isso afeta a economia do país, sobretudo ao derrubar a credibilidade do governo frente aos agentes. Então, passou a explicar minúcias do projeto do governo federal para esta questão, e completou afirmando que há necessidade de responsabilidade fiscal para o bom funcionamento da economia. (more…)

Semana Liberdade e Empreendedorismo em Parnaíba - Piauí - 0Ocorreu na última quinta-feira, no auditório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Parnaíba, a Semana de Liberdade e Empreendedorismo! O evento contou com pouco mais de 70 participantes durante sua realização.

Na ocasião, o Professor Geraldo Carvalho da Universidade Federal do Piauí (UFPI) falou sobre a necessidade do nosso país se integrar comercialmente ao resto do mundo. Por sua vez, Yanni Cândido, discente do curso de Administração da UFPI, falou sobre Marketing Digital, e André Sampaio, também discente de Administração, fechou o evento falando “Liberdade de Mercado e Empreendedorismo”.

Para Lucas Brito, coordenador estadual do Students For Liberty Brasil no Piauí, o evento cumpriu seu papel de levar um panorama do cenário político e econômico dentro e fora do país, assim, fomentando práticas de empreendedorismo na região e a melhora de vida naquela comunidade.

(more…)

coletivo luís gamaNa última semana, o Coletivo Luís Gama, parceiro do Students For Liberty Brasil, realizou na cidade de Campina Grande (PB) um debate sobre responsabilidade fiscal e as propostas do governo federal para o tema, reunindo em sua segunda atividade 60 pessoas!

O debate contou com o comparecimento de pessoas indecisas, contrárias e favoráveis e, a despeito do tema ter inflamado a internet nos últimos dias, a oposição de opiniões entre todos os presentes ocorreu da forma mais respeitosa possível.


Para Rony Alves, líder do grupo, “o objetivo de transmitir as ideias de liberdade foi plenamente alcançado e as expectativas foram superadas”.

Entre diversos outros fatores, atribuímos o sucesso do evento ao tópico escolhido para discussão. Assim, sugerimos aos demais grupos liberais do Brasil a replicação do tema e da forma respeitosa e livre como tudo aconteceu.